domingo, 30 de setembro de 2012

Advogado Valorizado / OAB Ainda Melhor: Luís Cláudio Presidente


OAB-MS apoia "repescagem" no Exame da Ordem

*Fonte: Campo Grande News.
Medida pode ser aplicada já em 2013
 
                    Após o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) assinalar que pretende aplicar uma “repescagem” no Exame da Ordem, o presidente da seccional sul-mato-grossense, Leonardo Avelino Duarte, disse que a nova fórmula pode ser aplicada já no ano que vem.
                    “È algo que a OAB-MS defende há três anos e virá para aperfeiçoar o exame”, explica Leonardo Avelino, que é membro do Conselho Gestor de Aplicação do Exame de Ordem. Ele acrescenta que a medida já estava sendo analisada.
                    A nova medida seria uma espécie de repescagem, onde os candidatos aprovados na primeira fase da avaliação, e reprovados na segunda podem ser beneficiados. Com o crescente número de bacharéis em Direito no País, o Exame de Ordem serve de critério para garantir o bom serviço prestado a sociedade pelos advogados.
                    De acordo com Avelino Duarte, o objetivo do Exame de Ordem não é criar uma barreira para o exercício profissional. “O promotor e o juiz passam por em um concurso o que garante sua capacidade, o Exame é a garantia que o advogado está preparado”, comentou o presidente da OAB-MS.

OAB registra 44,75% de aprovação em prova

*Fonte: Band.
As informações são dos resultados preliminares
O gabarito definitivo da primeira fase será divulgado no dia 4 de outubro
 
                    Os candidatos que se submeteram ao exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) obtiveram 44,75% de aprovação. O resultado preliminar da prova objetiva da primeira fase do 8º Exame de Ordem Unificado, aplicado no último dia 9 foi divulgado pelo órgão nesta quarta-feira.
                    Dos 117.884 candidatos que se submeteram à prova, 114.520 estiveram presentes e, destes, 51.246 alcançaram a média mínima para passar à próxima fase.
                    Obtiveram aprovação nesta primeira etapa os examinandos que acertaram 50% das 80 questões propostas. O prazo para questionar o resultado preliminar começa às 12hdesta quarta-feira e encerra-se às 12h do dia 22 de setembro. O gabarito definitivo da primeira fase – já com os resultados dos recursos interpostos – será divulgado no dia 4 de outubro deste ano.
                    O resultado preliminar também está disponível nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB e no portal da FGV (Fundação Getúlio Vargas). A segunda fase (prova prático-profissional) – para a qual só se submeterá o candidato que for aprovado nesta primeira etapa – acontecerá no dia 21 de outubro deste ano.

Propostas por uma OAB Ainda Melhor / Advogada Valorizada: Luís Cláudio Presidente




 


 

 
 

Propostas por uma OAB Ainda Melhor / Advogado Valorizado: Luís Cláudio Presidente


sábado, 29 de setembro de 2012

(Artigo) Receber advogado é um direito do cidadão

*Fonte: OAB.
                    Brasília - O artigo "Receber advogado é um dever da autoridade e um direito do cidadão", que comenta a Resolução 88, do CNMP, publicada em 25 de setembro de 2012, é de autoria do secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho:
 
"Publicada em 25 de setembro último, a Resolução 88 do Conselho Nacional do Ministério Público, obriga promotores de justiça e procuradores da república receberem advogado, independente de prévio agendamento. Tal norma constitui em um instrumental para a adoção de medida contra o membro do Ministério Público que a descumprir. Para além, trata-se de relevante exemplo a ser seguido por toda e qualquer autoridade pública.
 
O advogado, quando busca ser recebido em audiência, fala em nome do cidadão, que é a razão de ser do Estado. Ouvir o advogado significa respeitar a cidadania, valorizar o estado de direito e assegurar o devido processo legal.
 
A lei federal 8.906, o estatuto da advocacia, assegura, por seu art. 7º, VIII, a prerrogativa do advogado se dirigir ao magistrado em seus gabinetes, independentemente de prévio agendamento. Faltava uma norma que explicitasse tal garantia em relação aos membros do ministério publico. A Resolução do CNMP supre tal lacuna. Por seus dispositivos, o advogado deverá ser recebido “independentemente de horário previamente marcado ou outra condição”. Havendo justificativa para o não recebimento no momento da solicitação, “o membro do Ministério Público agendará dia e horário para o atendimento, com a necessária brevidade”.
 
Importante normatização consiste na disciplina dos casos urgentes, “com evidente risco de perecimento de direito”. Nestas hipóteses, “garante-se o atendimento, inclusive em regime de plantão, quando for o caso”.
 
A Resolução do CNMP que garante a prerrogativa do advogado ser recebido em audiência independente de prévio agendamento, iniciativa do Conselheiro Fabiano, que a relatou, constitui uma importante vitória da cidadania e da advocacia, da qual foi protagonista a atual gestão do Conselho Federal da OAB.
 
Na mesma linha de defesa dos direitos e garantias do exercício profissional, o Conselho Federal da Ordem lançou o canal de prerrogativas, instrumento nas redes sociais para a profusão da matéria, demonstrando que o cidadão é o principal beneficiário do advogado valorizado.
 
A Resolução do CNMP é uma iniciativa que deve inspirar todos os órgãos e autoridades a editarem normatização semelhante, tornando expressa a garantia do advogado ser recebido em audiência, sem a necessidade da prévia agenda, diante do postulado constitucional assegurador da indispensabilidade do advogado à defesa dos direitos do cidadão."

Entrevista em Varginha/MG

 

São Gonçalo do Sapucaí também quer Luís Cláudio Chaves Presidente da OAB/MG

O Presidente Emerson, da Subseção de São Gonçalo do Sapucaí / Sul de Minas - na foto com o Conselheiro Seccional Vicente Lima Loredo e o Delegado de Prerrogativas da OAB/MG Carlos Rafael Ferreira - declara seu apoio expresso à reeleição de Luís Cláudio Chaves para a Presidência da OAB/MG: Advogado Valorizado - OAB ainda melhor. Avante!

Advogado Valorizado: Luís Cláudio Presidente

Rodando por Minas Gerais com os amigos Luís Cláudio Chaves, Sérgio Murilo Braga e Vicente Lima Loredo.

 
Luís Cláudio Presidente: Advogado Valorizado / OAB ainda melhor. Avante!

Diretores da OAB/MG participam de evento promovido pela subseção de Itajubá

*Fonte: OAB/MG.
                    O presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves e o secretário-geral, Sérgio Murilo Diniz Braga estiveram na última quinta-feira (27/09), participando da solenidade em comemoração aos 80 anos de instalação da 23ª subseção de Itajubá. O evento foi realizado na sede da OAB local e contou também com homenagem aos ex-presidentes que já dirigiram a subseção.
                    A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente da seccional mineira e pelo presidente da subseção, Marcos Severino Ferreira. Na ocasião participaram vários advogados e autoridades locais.
                    Os presentes foram recebidos pelo presidente da subseção e demais dirigentes, Marcelo Henrique de Almeida (vice); Luiz José Donizetti Campos (secretário-geral); Lílian de Oliveira Fernandes (secretária adjunta) e Luciano Fernandes de Paiva (tesoureiro).
                    Em seguida ocorreu o tradicional Baile do Advogado realizado no Clube Itajubense (Sede Social).
 
 
 

OAB Minas Gerais 80 ANOS - Subseção de Itajubá

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Advogado Valorizado / OAB Ainda Melhor

Lançamento da candidatura do Presidente Luís Cláudio Chaves, com a presença de mais de 1500 Advogados e Advogadas. Sucesso absoluto!

 
 
 

(Artigo) Vida de Viajante

Esta semana me ausentei de Varginha, estou de volta, e já saindo novamente, a vida se tornou uma loucura, se antes andávamos para cumprir nossos compromissos, hoje somos obrigados a correr e por que não no sentido literal da palavra voar.

As eleições estão à nossa porta, os candidatos intensificam suas campanhas, é a reta final do pleito municipal. Terminada a eleição municipal, teremos agora, nós Advogados a corrida às eleições para a Seccional Mineira da OAB e para as Subseções que se iniciou dia vinte e quatro de setembro, ou seja, serão eleições estaduais e municipais, nas comarcas do estado onde elas existem, e são mais de duzentas. Aparentemente no âmbito estadual teremos duas chapas, as viagens ao interior do estado já começaram e a campanha se encontra a todo vapor.

Luís Claudio da Silva Chaves, atual presidente da OAB/MG, com uma administração impecável, procurando atender os anseios dos advogados de Minas Gerais nas mais longínquas comarcas, instalando salas dos advogados equipadas com computadores modernos, internet, impressoras, e todo o aparato necessário para o bom atendimento ao advogado. Sua administração tem, segundo publicação da “Revista Veja”, 82% de aprovação em todo o estado, chega a ser quase unânime, pois, tem ainda a aprovação de 95% das subseções.

Em Varginha, fazem parte da Diretoria da OAB/MG, Dra. Taciana Silva Vieira Naia, que faz um excelente trabalho em prol do advogado mineiro há mais de nove anos. Dra Taciana além de conselheira participa de Comissões e do Órgão Especial, com um trabalho incansável. Eu, Vicente Lima Loredo, faço parte da atual Diretoria como Conselheiro da OAB/MG, participo de comissão e ainda atuo em Varginha, como Delegado da CAA/MG, como delegado estou há nove anos. Quero salientar aqui que todo trabalho junto à OAB é voluntário o Advogado não recebe para tal, talvez por este motivo seja tão gratificante.

Hoje (27/09) estarei em Itajubá com o Presidente Luis Claudio e o Secretário Geral Sérgio Murilo, vamos participar de solenidade em comemoração aos oitenta anos da subseção daquela cidade, estarei também acompanhado do Delegado de Prerrogativas Carlos Rafael Ferreira. Defesa dos direitos e prerrogativas do Advogado é a mais importante bandeira desta administração, e permanecerá sendo.

Varginha foi agraciada pela administração do Dr. Luis Cláudio, com diversos benefícios, tais como: Construção de sede própria, auditório, reforma de salas, instalação de salas, todas providas com móveis e utensílios, e a última conquista, foi a van para transporte dos advogados, cabe à subseção de Varginha agraciá-lo agora, com uma vitória incontestável, pois a gratidão é e será sempre uma das maiores virtudes do ser humano.

Vicente Lima Loredo
Advogado
OAB/MG 84.176
e-mail: vicentelloredo@yahoo.com.br

OAB propõe suspender tramitação do novo Código Penal

*Fonte: OAB.
                    Brasília – O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, vai enviar ofício ao presidente do Senado, José Sarney, solicitando a suspensão do trâmite do projeto do Novo Código Penal, em discussão na casa. De acordo com Ophir, “é necessário um tempo maior para uma análise do projeto, pois não queremos que o Código, ao invés de cumprir o seu relevante papel social, acabe se tornando um instrumento de injustiças.”
                    Os membros da Comissão de juristas designada pela OAB para acompanhar as discussões em torno do novo Código, conforme o presidente da entidade, concordam que muitos dispositivos aprovados contêm imperfeições técnicas que podem comprometer o devido processo legal. “Como entidade que possui compromisso histórico com as garantias individuais, as liberdades e o amplo direito de defesa, a OAB se sente autorizada a pedir a suspensão para que possamos melhor refletir sobre o assunto”, disse.
                    Segundo Ophir Cavalcante, o ato público realizado segunda-feira (24) no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, foi uma demonstração de unidade de pensamento do meio acadêmico e da advocacia academia criminal nesse sentido, além de um alerta para a forma como o projeto do novo Código Penal está sendo conduzido no Congresso Nacional.
                    Integraram o ato público, dentre outros, as Seccionais da OAB de São Paulo e do Paraná, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o Instituto de Direito de Defesa, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e o Departamento Penal da Faculdade de Direito da USP.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Luís Cláudio: Valorizando o Advogado e Honrando a Ordem


Clique no link abaixo e confira o convite do Presidente da OAB/MG Luís Cláudio Chaves para o evento de lançamento da candidatura à reeleição, Valorizando o Advogado e Honrando a Ordem, hoje (25/09/2012) às 19h30 (Restaurante Porcão - Raja Gabaglia / Belo Horizonte):
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Artigo: Liberdade e Você

 
QUANDO NÃO DEFENDEMOS NOSSOS DIREITOS PERDEMOS A DIGNIDADE E A DIGNIDADE NÃO SE NEGOCIA.”
 
Após a constituição de 1988, o brasileiro aprendeu a falar de liberdade, liberdade de expressão, liberdade para a exigência dos seus direitos, liberdade de crença religiosa, diversos são os tipos de liberdade. A liberdade para a exigência de nossos direitos se tornou ainda mais importante após o advento da lei de defesa do consumidor (lei 8.078/90), ficando visíveis as mudanças na sociedade em relação ao nosso direito. Às vezes quem burla o direito fica incomodado quando este é reivindicado, faz crer que continuará burlando o direito pertencente a outrem, tolhendo assim sua liberdade.
 
A liberdade significa o que? Diz Fábio de Melo: “Já somos livres, mas ainda não. Parece um jogo de palavras, mas não é. Trata-se de uma perspectiva muito interessante que pode ser explicitada de maneira simples a partir de uma frase: nem tudo que temos já é nosso, porque carece ser conhecido e conquistado.” Conquistar a liberdade é dever de cada cidadão, é direito intransferível, nossa liberdade a nós pertence, é obrigação nossa brigar todos os dias por ela. Lutar sempre, vencer é uma questão subjetiva, porém, desistir jamais.
 
O mesmo Fábio de Melo diz que todos nós somos dotados de talentos, porém é necessário exercitá-los para descobri-los. Diz Ele que a liberdade é semelhante a um talento. Devemos exercitá-la sempre. Toda vez que sofremos uma violência nossa liberdade é ameaçada. Por isso, o desafio humano da liberdade consiste em tomar posse do que se é, mas que ainda não foi totalmente alcançado.
 
O ser humano perde sua liberdade ao privar o outro da sua. Perde a liberdade quem é aprisionado e quem aprisiona. Ser livre é poder escolher seu destino, é soltar as amarras dos conflitos internos e externos, é saber levar a vida e principalmente saber VIVER A VIDA com intensidade, sabedoria e prezar sempre pelo bem de quem o cercam. A liberdade é da natureza do ser humano, privar alguém de sua liberdade, é ser prisioneiro de si mesmo.
 
Exigir de quem burlou nosso direito o cumprimento das normas sociais aplicáveis, é lutar pela liberdade perdida. Tolher a liberdade de alguém é privá-lo de sua dignidade, e dignidade não se negocia.
 
Vicente Lima Loredo
Advogado
OAB/MG-84.176
Conselheiro da OAB/MG

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

VIII Exame de Ordem - Interposição de Recursos

ATENÇÃO
Os candidatos deverão interpor seus recursos no período de 12h00min do dia 19
às 12h00min do dia 22 de setembro de 2012.

Para interposição de recursos contra o resultado preliminar da 1ª fase do VIII Exame de Ordem Unificado OAB/FGV, clique no link abaixo:

VIII Exame de Ordem - Espelhos de Prova

Clique no link abaixo e confira o espelho da folha de resposta do VIII Exame de Ordem Unificado OAB/FGV:

VIII Exame de Ordem - Resultado Preliminar da 1ª Fase

Clique no link abaixo e confira o Resultado Preliminar da 1ª fase (Prova Objetiva), do VIII Exame de Ordem Unificado OAB/FGV:

45% dos candidatos são aprovados na primeira fase da OAB

*Fonte: ig.
Resultado preliminar da prova objetiva do 8º Exame de Ordem foi divulgado nesta quarta-feira


                    O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta quarta-feira (19) o resultado preliminar da prova objetiva do 8º Exame de Ordem Unificado, que foi aplicada no último dia 9. Dos 117.884 candidatos que se submeteram à primeira fase, 114.520 estiveram presentes e, destes, 51.246 alcançaram a média mínima para passar à próxima etapa, o que corresponde a um percentual de 44,75% de aprovação.
                    Obtiveram aprovação nesta primeira etapa os examinados que acertaram 50% das 80 questões propostas. O prazo para questionar o resultado preliminar vai até as 12h do dia 22 de setembro. O gabarito definitivo da primeira fase – já com os resultados dos recursos interpostos – será divulgado no dia 4 de outubro.
                    A segunda fase, com prova prático-profissional – para a qual só se submeterá o candidato que for aprovado nesta primeira etapa – será realizada no dia 21 de outubro.
                    O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para advogar.

Aprovação baixa no último exame

*Fonte: ig.
                    Após duas edições com índices recorde de aprovação, a prova voltou a registrar uma queda no número de aprovados no 7º Exame . Dos 109.649 candidatos que prestaram a prova, 16.419 receberam o registro de advogado, um percentual de 14,97% - 11 pontos percentuais a menos em relação ao exame anterior, quanto 25,98% dos participantes na primeira fase foram aprovados. No 5º Exame de Ordem, 24,52% tinham passado.

VIII Exame de Ordem - Cadernos de Prova

*Fonte: OAB/FGV.
Clique nos links abaixo e confira os Cadernos de Prova do VIII Exame de Ordem Unificado OAB/FGV:




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Resultado preliminar do Exame de Ordem será divulgado nesta quarta

*Fonte: OAB.
                    Brasília - O resultado preliminar da prova objetiva (primeira fase) do VIII Exame de Ordem Unificado, que foi aplicada no último dia 09, será divulgado nesta quarta-feira (19) nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB e no portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No total, 113.533 candidatos prestaram a prova em todo o país, com um percentual de 2,85% de abstenção.
                    Terão a aprovação nesta primeira etapa os examinandos que tiverem acertado 50% das 80 questões propostas. O prazo recursal para questionar o resultado preliminar começa às doze horas de amanhã e encerra-se às 12h do dia 22 de setembro. O gabarito definitivo da primeira fase – contendo os resultados dos recursos interpostos – será divulgado no dia 4 de outubro.
                    A segunda fase (prova prático-profissional) – para a qual só se submeterá o candidato que for aprovado na primeira fase – acontecerá no dia 21 de outubro deste ano. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Advogado Valorizado: Luís Cláudio Presidente

Presidente LUÍS CLÁUDIO, por uma Ordem cada vez mais Respeitada e Advogados cada vez mais Valorizados, 95% das Subseções de Minas Gerais estão contigo. Avante!!!

domingo, 9 de setembro de 2012

Exame da OAB - 2ª Fase / VIII Exame Unificado

Clique no link ou na imagem abaixo e confira:


LFG Alfenas (35)3292-5859
LFG Varginha (35)3223-5362
LFG Campo Belo (35)3831-6600
LFG São Lourenço (35)3332-3871
LFG Pouso Alegre (35)3421-5259

Mais de 8.720 acessos em apenas 3 horas!

*Fonte: Blogger.

GABARITO OFICIAL VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

*Fonte: OAB.

Tabela de Correspondência de Questões - VIII Exame de Ordem Unificado

*Fonte: OAB.

Divulgado gabarito da primeira fase do VIII Exame de Ordem

*Fonte: OAB.
domingo, 9 de setembro de 2012 às 21h00

                    Brasília — A primeira fase do VIII Exame de Ordem Unificado foi realizada neste domingo (09) em todo o País, com a aplicação da prova objetiva. Um total de 117.872 estudantes e bacharéis em Direito se inscreveram, porém o número exato dos que prestaram o Exame somente será conhecido posteriormente. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de setembro.

VIII Exame de Ordem Unificado OAB/FGV - Gabarito OFICIAL


O gabarito OFICIAL (preliminar), do VIII Exame de Ordem Unificado OAB/FGV, estará disponível no link abaixo. Clique e confira:

Gabarito Extra Oficial LFG - VIII Exame de Ordem Unificado

Pessoal,
o gabarito extra oficial do VIII Exame de Ordem Unificado OAB/FGV, comentado pelos professores do Curso LFG, você acessa clicando no link abaixo.

Confira:
http://www.lfgcomenta.com.br/.

Em SP, bacharéis fazem exame da OAB para voltar ao direito após anos

*Fonte: G1.
Prova é necessária para quem quiser exercer a advocacia.
Capital paulista teve mais de 9 mil candidatos inscritos.

                    Nem só de recém-formados é feito um exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A prova aplicada neste domingo (9) é obrigatória para quem quer exercer a profissão, mesmo depois da obtenção do diploma. No entanto, vários bacharéis em direito passam anos em outras carreiras, sem jamais obter o certificado.
                    A prova objetiva traz 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. O resultado será divulgado em 19 de setembro.
                    Em São Paulo, cidade que reuniu 7,97% dos candidatos do país, havia pessoas com diversos perfis. Entre os 9.389 bacharéis esperados para fazer a prova na Uninove, no bairro da Liberdade, região central da cidade, muitos eram recém-formados, mas aqueles que queriam voltar ao direito depois de anos afastados também marcaram presença.
                    Maria das Dores é um exemplo de candidata com esse perfil. Ela tenta obter a licença da OAB 17 anos depois de se formar e encontra dificuldades. A prova deste domingo é a terceira que ela faz – nas duas primeiras, nem passou para a segunda fase.
                    A candidata tem um escritório de contabilidade, que é hoje sua profissão. Agora, quer ampliar os horizontes com o certificado, embora não tenha certeza de que vá precisar dele profissionalmente. “Ganho mais do que muito advogado”, contou a candidata.
                    Maria reclamou ainda do nível de exigência da prova da OAB, não só pela dificuldade das questões, mas também pelo preço da inscrição – que é de R$ 200. “É melhor investir para concurso público do que para OAB”, avaliou.
                    O candidato Rangel dos Santos passa por uma situação diferente. Formado em 2004, ele não precisava da licença enquanto trabalhava na parte administrativa de uma companhia aérea. Por isso, nem se importou muito quando não passou no exame em 2004 e em 2006.
                    “Quando você não depende disso, não dá tanto valor”, afirmou. Agora, Rangel foi chamado por um escritório e precisa passar na prova para exercer a profissão. “É bem mais difícil, você fica desatualizado”, disse o bacharel.
                    Já a candidata Rosely Zatz Schucman pensa o contrário. “É igual andar de bicicleta. Não fazia isso tinha dez anos e já voltou tudo”, comparou a candidata.
                    Rosely se formou há dez anos, mas deixou o direito de lado para cuidar de uma fábrica de roupas, ao lado do marido. Com a fábrica fechada, ela pensa em um novo projeto familiar. Seu filho mais velho já passou no exame da OAB e o mais novo está perto de concluir o curso.
                    A ideia é deixar São Paulo e abrir um escritório em Atibaia (SP). Para isso, Rosely precisa do certificado da OAB. “Se não passar, tudo bem, não tenho pressa”, disse a candidata, tranquila.
                    O funcionário público Arnaldo Pinheiro é outro candidato que disse não dar muita importância para o exame da OAB. Ele foi reprovado na prova em 2008, ano em que se formou, e só agora voltou a se inscrever.
                    “A minha formação não é para ganhar dinheiro, é para ajudar os outros”, afirmou o funcionário da Fundação Casa. Para ele, sua maior vitória foi conseguir se formar em um “curso elitista”.
                    “Quando eu falo de transformar a sociedade, não é com a OAB, mas sim com a vizinhança”, concluiu o candidato.

VIII Exame de Ordem Unificado - LFG Comenta

 
Análise da prova com os professores mais experientes na preparação para o Exame da Ordem. Clique no link abaixo e assista ao LFG Comenta - VIII Exame Unificado:

http://www.lfgcomenta.com.br/ .

SP: problemas em trem e ônibus causam atrasos na prova da OAB

*Fonte: terra.
                    "Senhor! Senhor! É um minuto! A Santo Amaro estava parada". Encostado no portão da Uninove Vergueiro, na zona sul da capital paulista, Jaime de Souza Silva gritava aos seguranças para que o deixassem entrar. Eram 14h01, um minuto depois dos portões fecharem para o exame da primeira fase do VIII do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Apesar dos apelos, um dos funcionários de terno, que já entrava no prédio, simplesmente ergueu as mãos, dizendo que não podia fazer nada.
                    Morador da região do Grajaú, Jaime saiu de casa hoje por volta do meio-dia, e deparou com a linha 9-Esmeralda praticamente toda em manutenção. O trecho até as estações centrais eram feitos por vagarosos ônibus. Até fazer as baldeações, necessárias para chegar à região da Vergueiro, demorou demais - pelo menos um minuto a mais do que deveria.
                    Outro que chegou poucos segundos após o fechamento dos portões foi Daniel Oliveira, estudante do último ano de Direito na União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp). Morador de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, Daniel contou o motivo de seu atraso. "Saí de lá perto de meio-dia e meia, mas o ônibus quebrou perto do zoológico e demorou 40 minutos para vir outro", disse o jovem de 24 anos.
                    Trabalhando com advocacia trabalhista desde o primeiro ano, o jovem disse querer tirar o diploma da OAB porque acha "um absurdo terminar a graduação e não tirar". "Não perdi só a prova, foram R$ 200 jogados fora. Dependo do transporte público, não tem o que fazer. Tem outra prova em dezembro", conformou-se ele.

VIII Exame de Ordem Unificado - Gabarito Extraoficial

 


Pessoal,
ainda hoje, logo após a prova, confira por aqui os principais gabaritos extraoficiais.

Exame de Ordem: Com 117.852 inscritos, OAB aplica 1ª fase hoje

*Fonte: terra.
                    O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aplica neste domingo, 9 de setembro, a partir das 14h (horário de Brasília), as provas da primeira fase do 8º Exame de Ordem Unificado. No total, 117.852 candidatos estão inscritos em todo o País. A prova objetiva, composta de 80 questões, deve ser feita pelo candidato no prazo de cinco horas. Já a etapa subjetiva ou prova prático-profissional será aplicada no dia 21 de outubro deste ano e também terá cinco horas de duração.
                    Na capital paulista, 9.389 bacharéis em Direito ou estudantes do curso do 9º e 10º semestres se inscreverem, o que corresponde a 7,97% do total de 117.852 candidatos inscritos. O Rio de Janeiro registra 6.096 candidatos, respondendo por 5,17%. Em Brasília, 5.209 examinandos farão a prova objetiva, 4,42% do total nacional. Belo Horizonte é a quarta cidade com o maior número de inscritos, sendo 4.823 no total, um percentual de 4,09%. Veja a listagem com o número total de inscritos por município.
                    O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação ou do 9º e 10º semestres. A aprovação no Exame é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Datas do VIII Exame de Ordem

1ª fase
09/09/2012
Gabarito preliminar da 1ª fase09/09/2012
Resultado preliminar da 1ª fase19/09/2012
Resultado da 1ª fase04/10/2012
Locais de prova da 2ª fase15/10/2012
2ª fase
21/10/2012
Padrão de respostas da 2ª fase05/11/2012
Resultado preliminar da 2ª fase08/11/2012
Resultado final21/11/2012

OAB aplica mais um exame para registrar advogados neste domingo

*Fonte: ig.
Prova objetiva do 8º Exame de Ordem será aplicada para 117.872 candidatos em todo o País

                    Estão inscritos para a primeira fase do 8º Exame de Ordem Unificado neste domingo 117.872 candidatos a receber a carteira para advogar. A prova, que será realizada a partir das 14h, é objetiva com 80 questões de disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Quem for aprovado nesta etapa, deverá prestar um teste prático-profissional.
                    A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva será feita no site da OAB, na noite deste domingo, após o período de cinco horas previsto para a realização do exame. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de setembro.
                    Na segunda fase, no dia 21 de outubro, os candidatos respondem a quatro questões sob a forma de situação-problema, dentre as seguintes áreas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário. Segundo a OAB, Penal é área jurídica escolhida pelo maior número de candidatos.
                    A preferência por essa disciplina se explica, na opinião do presidente nacional da OAB, pelo fascínio que o Direito Penal causa no estudante logo em seus primeiros contatos com os fundamentos e princípios. “O Direito Penal cuida da liberdade do ser humano, um dos bens maiores que deve ser buscado pelo advogado”, explica Ophir. Entre os 117.872 examinados, 33.558 se submeterão à prova prática em Direito Penal, caso sejam aprovados na primeira etapa. A segunda disciplina mais escolhida pelos estudantes foi Direito do Trabalho, opção de 26.676 do total de inscritos.

Aprovação baixa no último exame

*Fonte: ig.
                    Após duas edições com índices recorde de aprovação, a prova voltou a registrar uma queda no número de aprovados no 7º Exame . Dos 109.649 candidatos que prestaram a prova, 16.419 receberam o registro de advogado, um percentual de 14,97% - 11 pontos percentuais a menos em relação ao exame anterior, quanto 25,98% dos participantes na primeira fase foram aprovados. No 5º Exame de Ordem, 24,52% tinham passado.

sábado, 8 de setembro de 2012

Exame de Ordem - Blitz LFG

Clique no link ou na imagem abaixo e acesse #BlitzLFG :


Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores faculdades no Exame da OAB

*Fonte: terra.

                    A partir da divulgação do resultado final do 7º Exame de Ordem Unificado, feita pela OAB no dia 14 de agosto de 2012; do 6º Exame de Ordem Unificado, feita pela OAB no dia 8 de maio de 2012; do 5º Exame de Ordem Unificado, feita pela OAB em janeiro de 2012 e do 4º Exame de Ordem Unificado, feita pela OAB no começo de outubro de 2011; o Terra montou uma lista com as 50 melhores e as 50 piores instituições de ensino na prova. O levantamento leva em conta somente as faculdades que tiveram mais de 20 bacharéis ou estudantes presentes. Confira clicando nos links abaixo, respectivamente:

7º Exame

6º Exame

5º Exame

4º Exame

#MENSALÃO - Charges Maurício Ricardo

*Fonte: charges.com.br .
Clique nas imagens ou nos links abaixo e confira as charges de Maurício Ricardo: