Páginas

domingo, 13 de abril de 2014

XIII Exame de Ordem - Gabarito Extraoficial CERS / RENATO SARAIVA - Prova Tipo 3 AMARELA

*Fonte: CERS.

276 comentários:

  1. Como que a 71 é B? Como que a funcionária não receberá aviso prévio? O_o Essa dai é D de certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste caso a pergunta é sobre o aviso prévio proporcional. A funcionária receberá o aviso prévio sem a proporção regulamentada pela lei 12506/11 pois seu contrato foi extinto antes da lei.

      Excluir
    2. Mas neste caso a nova lei não seria a mais benéfica e neste sentido seria aplicável ?

      Excluir
    3. Eu respondi a D Tb....

      Excluir
    4. Também marquei a D, mas o caso concreto aconteceu antes da lei ser publicada.

      Excluir
    5. materia ja pacificada. nao cabe recurso.

      Excluir
  2. Olha a data de publicacao da lei do aviso previo proporcional.

    ResponderExcluir
  3. alguem viu se tem alguma q possa ter recurso? preciso de 1 ponto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, eu visualizei desacordo entre o gabarito da questao 57 da prova branca, a questao de PROCESSO CIVIL que fala das cautelares....tbm estou na pendencia de uma questão #oremosaosDEUSESdaFGV

      Excluir
    2. raquel vc pode comentar o erro da 57? tb errei essa

      Excluir
    3. Qual foi o desacordo que você visualizou na questão? Preciso de 2 pontos.

      Excluir
    4. A oab gabaritou a 57, com base no Art. 800. As medidas cautelares serão requeridas ao juiz da causa; e, quando preparatórias, ao juiz competente para conhecer da ação principal.Parágrafo único. Nos casos urgentes, se a causa estiver no tribunal, será competente o relator do recurso.(revogado)Parágrafo único. Interposto o recurso, a medida cautelar será requerida diretamente ao tribunal. (Redação dada pela Lei nº 8.952, de 13.12.1994)...a FGV, gabaritou usando a redação antiga e desconsiderando o paragrafo unico. Não bastasse isso, a redação da questão é precária, falta pontuação, o que induz ao erro...DEVE SER ANULADA, SEM SOMBRA DE DUVIDA...

      Excluir
  4. a questão 51 ai tem B no gabarito fgv tem D,,,,,,,, por favor explique necessito muito;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb preciso muito deste ponto... Essa questão pode ser anulada?

      Excluir
    2. Preciso de um ponto....tem alguma da prova AMARELA que pode ser anulada ? Quais

      Excluir
  5. Aqui em SP não saiu, poste o resultado da prova azul, por favor

    ResponderExcluir
  6. A questão 58 da prova verde cabe recurso?



    ResponderExcluir
  7. Ja sabem dizer se possui alguma questão passível de recurso...?

    ResponderExcluir
  8. Gente,pelo amor de Deus, preciso de uma questão,será que tem alguma questão que possa entrar com recurso e anular.Estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a 8 e 17 da prova branca são anuláveis.

      Excluir
    2. Acertei a oitava,mas vi em um site de cursinho,em um gabarito extraoficial,que talvez pudesse ser os itens "b" e "d",a fgv considerou somente item "b".Você acha que a 17 pode ser anulada.Vou rezar demais,errei ela,fiquei em dúvida entre a "c" e "d",mas bem típico meu marcar a errada.Vou rezar para anular a 17,vamos todos rezar.

      Excluir
    3. Calma amiga, sua hora vai chegar. tudo tem a hora. estou torcendo por vc.

      Excluir
  9. gostaria de saber se tem alguma questao passivel de recurso... preciso de 1 ponto????

    ResponderExcluir
  10. Estou desesperada também será que irá anular alguma questão preciso de uma só para passar meu Deus...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que a 15 é passível de anulação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Vc se referiu à questao 15 da prova amarela?? Se for, concordo com vc, pois acho que a letra A tbm está certa, conforme artigo 14, § 6º, da CF.

      Excluir
    2. Gente o §6º diz 06 meses (180 dias) a questão dizia 120 dias, que dá quatro meses

      Excluir
    3. essa questao trata de q? a minha eh a prova branca

      Excluir
    4. Minha prova é amarela, e essa questão diz respeito a candidatar a outro cargo e não reeleição

      Excluir
    5. Para um ex-prefeito se candidatar não precisa desincompatibilzar. Do que estão falando? hehe

      Excluir
  13. Alguma questão em vista de ser anulada?

    ResponderExcluir
  14. Socorro!!! só falta 2. será que vai anular alguma
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. quais são essas questões?Obs:Minha prova é a branca.Gente,vamos fazer de tudo para anular alguma questão.Vocês acham que passou muita gente,eu acredito que eles anulem tipo para aumentar o número de aprovados.

      Excluir
  15. A 53 (branca -1) é nula pois não tem alternativa correta. A "d" diz que o juiz "poderá" mandar riscar, quando há vários julgados ditando que a palavra "cabendo" do art 15 do CPC corresponde a um dever do juiz. A alternativa estaria correta, portanto, se constasse "devera". É cabível impugnação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 79(verde) fala que o relator deverá indeferi de plano e extinguir o processo sem resolução do mérito, será que ela é passível de anulação

      Excluir
  16. Boa noite. Galera acertei 39, alguma passível de anulação.

    ResponderExcluir
  17. Galera,fiz 39 e ai teremos a possibilidade de anulação?

    ResponderExcluir
  18. QUESTÃO 10 AZUL- ESTOU CERTO DE QUE É LETRA "D" = POIS SAIR DISTRIBUINDO CARTÕES DE VISITA É PRATICA MERCANTIL, ENQUANTO QUE A EXPOSIÇÃO DE CLIENTELA É PÚBLICA NOS SITES DOS TRIBUNAIS (EXCETO OS DE SEGREDOS DE JUSTIÇA) CB

    ResponderExcluir
  19. questão 9 azul - A resposta D deve estar correta, haja vista, ter a obrigação legal, ou seja, buscar permissão para quebrar o segredo da confissão junto à OAB e Justiça
    questão 18 azul - o art 12 da lei, nos dá como correta a letra "A" irrecorrível

    ResponderExcluir
  20. Olá. Fiz 39 pontos prova azul, tipo 4. Me ajudem a identificar questões que poderão ser anuladas. Aguardando. Kleber Costa. Belém do Pará.Deus nos abençoe. Rumo a segunda fase e aprovação definitiva na OAB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também fiz 39, prova azul, agora a única expectativa que anulem uma questão que eu tenha errado, se Deus quiser.

      Excluir
  21. Estou com 39 pontos...
    prova branca...
    precisamos achar as questões pertinente a recurso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questões 17, 18, 53, 65 e 79 passíveis de recurso( Prova branca), comentadas por diversos professores.

      Excluir
    2. oi zeca onde vc viu comentários acerca dessas questões ??

      Excluir
    3. tb quero ver as fundamentações desses comentários

      Excluir
    4. Zeca Moreira, onde vc viu esses comentários??? Obrigada!

      Excluir
    5. A questão 17, branca, está correta, conforme o entedimento do STF, não cabe anulação!

      Excluir
  22. Minha prova é a branca, acertei 38!!! Preciso de 2 pontos. Cabe recurso em alguma?

    ResponderExcluir
  23. Acertei 39, prova azul! Alguma passível de anulação????
    Wilson

    ResponderExcluir
  24. tbm acertei 39, prova amarela ... preciso muito q seja anulada.

    ResponderExcluir
  25. Gente, parece-me que a questão 38 da prova amarela é anulável... Por se tratar de contrato de impúbere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tu sabe mais alguma passível de anulação da amarela? Como faço p entrar com recurso?

      Excluir
    2. Raquel, tbm fiz a prova amarela e preciso de 01 ponto... se vc for entrar com recurso ou souber de mais alguma informação acerca de questoes passiveis de serem anuladas, me manda um e-mail, por favor: dutrafernandes@gmail.com
      Muitíssimo obrigada e vamos torcer para que dê certo!!!

      Excluir
    3. Olá,colega Raquel, também fiz prova Amarela, preciso de um ponto!!Como faz para entrar com recurso?Caso saiba me passe informação, por favor!!email: mendes007.silva@hotmail.com.Grata!Boa sorte para nós!Um abraço.

      Excluir
    4. amigos tb fiz prova amarela e 38 pts me ajudem com recurso holanda-reis@bol.com.br

      Excluir
  26. As anulações seguem (extra-oficialmente, é claro!) duas regras simples:

    1 – no caso de muitos aprovados, poucas anulações; em caso de poucos aprovados, muitas anulações.

    2 – no caso de muitos aprovados, uma 2ª fase mais complicada; em caso de poucos aprovados, uma 2ª fase mais tranquila.

    quadro de anulações na 1ª fase:


    2006.1 = 3
    2006.2 = 8
    2006.3 = 3
    2007.1 = 2
    2007.2 = 4
    2007.3 = 4
    2008.1 = 3
    2008.2 = 3
    2008.3 = 6
    2009.1 = 3
    2009.2 = 2
    2009.3 = 0
    2010.1 = 5
    2010.2 = 1
    2010.3 = 1
    IV Unificado = 3
    V Unificado = 1
    VI Unificado = 2
    VII Unificado = 4 (tirando as 3 anuladas por conta de terem sido repetidas, só uma questão viciada foi realmente anulada)

    Vejam que apenas em casos excepcionais a OAB mostra generosidade e anula mais de 3 questões. No Exame passado (4 anuladas) tivemos o problema das questões repetidas. No Exame 2010.1 a OAB anulou 5 porque o percentual de reprovação na 1ª fase foi de 90%, e isto gerou uma chiadeira generalizada. Não me lembro porque a Ordem anulou 6 no 2008.6, mas se não me engano também foi em função de um percentual alto de reprovação.


    FONTE http://blog.portalexamedeordem.com.br/blog/2012/09/amanha-sera-publicada-a-lista-de-aprovados-na-1%C2%AA-fase-da-oab-o-que-esperar/

    ResponderExcluir
  27. preciso de 2 pontos da prova verde será que vai anular alguma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também preciso de 2 questões da prova verde. Sabem alguma que vai anular?

      Excluir
  28. Prova braanca...alguma questão que possa ser anulada?

    ResponderExcluir
  29. Prova branca, tipo 1, alternativa 17, gabarito c, totalmente incorreta, art. 84, parágrafo único da CRFB. Apenas o PR poderá delegar o provimento, não a extinção dos cargos. Cabe recurso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem julgados do STF, que usando do principio da simetria, aceitam a delegação ao Ministro de Estado, para prover e extinguir cargo público federal. Gabarito correto prova branca questão 17, alternativa "c",artigo 84, XXV c/c parágrafo unico somado ao entendimento do STF.

      Excluir
    2. Bom Dia,
      também estou dependendo de uma anulação.
      Conferindo esta questão, percebi que não é passivel de recurso, uma vez que o art. 84 PU refere-se ao XXV - "prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;"

      Excluir
    3. Discordo a questão tem duas questões corretas.

      Excluir
  30. fiz 38 ...tem alguma chance de anularem alguma questão???

    ResponderExcluir
  31. O art. 83 fala: colateral MAIOR até o 3º grau, não necessitando de autorização dos pais, sendo assim, tendo em vista que não falaram a idade do tio, se ele era maior ou não, acho que tem muita chance de ser anulada...

    Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.

    § 1º A autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança estiver acompanhada:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

    § 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.


    Preciso de 1 ponto

    ResponderExcluir
  32. a 17 da prova branca tem que anular., é só ler a constituição que se vê que tá errada o gabarito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está errada. Fui conferir por sua dica, pois também tenho interesse em anulação nesse exame.

      O Parágrafo Único do art. 84, prevê a possibilidade de o Presidente delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, dentre outros, aos Ministros de Estado. Pois bem, em análise aos incisos e as alternativas do exame, verifica-se que a única possibilidade prevista constante da prova é a do inc. XXV, ou seja, a alternativa C da prova. As demais alternativas estão em outros incisos do art. 84, que são de competência privativa do Presidente.

      Excluir
    2. o paragrafo unico quando se refere ao inciso XXV faz menção À "primeira parte", entao se torna claro que o ministro de Estado nao poderá Extinguir cargos publicos federais.

      Excluir
    3. Respondi no post da uma olhada

      Excluir
    4. o art 84 II, exercer com o auxilio dos Ministros de Estado, VI B extinção de funções ou cargos públicos portanto acredito que esta não sera anulada infelizmente

      Excluir
  33. O que está errado na 17 da prova branca?

    ResponderExcluir
  34. Essa questão sobre a viagem das crianças, fala na prima e em autorização judicial, neste caso apenas uma autorização dos pais registrada em cartório é suficiente. Acredito que esta questão tb é passível de anulação .

    ResponderExcluir
  35. Bom dia ... Fiz 39 prova amarela, alguma passível de anulação? Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiana, qd vc souber posta ai, tbm preciso de questão passível de anulação da prova amarela.

      Excluir
  36. Obs que não seja a questão 38, essa eu acertei :(

    ResponderExcluir
  37. Galera, como faço para ingressar com recurso? Preciso de 02 pontos na prova amarela!

    ResponderExcluir
  38. QUAL É A 17 da prova branca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 17 16 18 14
      na sequencia dos tipos 1 ao 4... tabela de equivalência...

      Excluir
  39. a que fala sobre delegação das atribuições do chefe do executivo aos ministros de Estado

    ResponderExcluir
  40. Alguém sabe como entrar com recurso??Onde encontro o gabarito preliminar??Obg

    ResponderExcluir
  41. Lucianna Cavalcanti obrigada!!! Tomara que anulem...rsrs!! Alguém assistiu a mesa redonda ontem do cers? Eles falaram que a questão sobre os embargos pode ser anulada. E a questão do Ananias Targino cabe recurso ( no gabarito extraoficial saiu letra b mas no preliminar saiu letra d). Essa questão do Ananias me tirou um ponto, e agora caí pra 37. Alguém tem alguma opinião? Obg.

    ResponderExcluir
  42. Galera bom dia.

    Encontrei uma questao que se conseguirmos um auxilio para amarrar o recurso, pode ser anulada.

    Aquestao que fala da competência delegavel do Presidente. O paragrafo unico do art 84 diz que somente podera ser delegado ao Ministro a primeira parte do inciso xxv, que seria "promover" cargos publicos. Todavia, a pegadinha esta na alinea "b" do inciso vi do mesmo artigo. Ocorre que ha uma limitaçao a extinçao so podendo se dar quando o cargo estiver vago, o que não vem especificando na questao, dando a entender qualquer cargo Federal.


    Galerz nunca fiz um recurso, mas se alguem me ajudar essa cabe sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegadinha tiro no pé né.

      O primeiro parágrafo diz claramente sobre a primeira parte do inciso XXV, que seria somente o "prover" os "cargos públicos FEDERAIS".

      Na alínea "b" do VI diz que sobre funções e cargos públicos, quando vagos, sem especificar se são os federais.

      Excluir
  43. Fiz 35 prova branca...
    Sonho né anularem 5...

    ResponderExcluir
  44. n vi esse gab extra oficial, so o preliminar no site da fgv

    ResponderExcluir
  45. Calma, que será anulada algumas questões, tenho paciência.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia!!!! Minha prova é branca tipo 1. Eu preciso de 2 pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qualquer coisa meu só responder por e-mail: monique.sc.nascimento@gmail.com

      Excluir
  47. Como é que a gente faz o recurso? Alguém pode explicar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você quer passar no Exame de Ordem se não sabe fazer um recurso??

      Excluir
    2. Queria só saber se já estava disponivel pra fazer. Boa sorte pra ti tambem.

      Excluir
  48. Bom Dia!!!

    Sabem quais são as questões que serão anuladas da prova branca Tipo 1.

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  49. Estou vendo o edital. O prazo recursal é dos dias 25 a 28 de abril. E o gabarito definitivo só dia 14 de maio. Quer dizer, perto demais da segunda fase. Aconselho a quem fez 38...39 pontos estudar desde já pra segunda. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  50. tambem nao sei como requerer recurso.. podem orientar? acredito que quanto mais recurso, mas chance se tem de ser anulada anulada

    ResponderExcluir
  51. Olhem as questões do consórcio público ( a UNIÃO CELEBROU PROTOCOLO...);a do Ananias Targino; a do recurso de agravo; e a " O presidente da republica possui uma serie de competências privativas, que lhe são atribuidas...". Ouvi falar nessas 4. Se alguém puder explicar sobre as 4 ou alguma delas agradeço. Ou reforçando a certeza do gabarito ou explicando se há possibilidade de anulação ou recurso.Obrigada. A questão do Ananias me tirou um ponto, baixou pra 37.

    ResponderExcluir
  52. galera pelo amor de deus me passam um link, minha prova eh branca preciso de 2 pontos vcs sabem alguma questão eu pode ser anuladas...

    ResponderExcluir
  53. Gente, como esta o nivel de aprovacoes?? Aqui em meu municipio muita gente passou, a prova tava mais facil que a xii, e pelo que vejo tem muita gente com 38 e 39 pontos...creio que se anularem 1 ou 2 questoes vai englobar muitas pessoas e a fgv nao quer isso! Fiz 38 pontos, vou voltar a estudar pra 1 fase, mas estou na esperanca de anularem algumas questoes, porem na passada nao anularam nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu também fiz 38 pontos, estou completamente enlouquecida, mas ainda não perdi a esperança. Gostaria de saber se alguém sabe que dia a gente fica sabendo se anularam alguma questão? Socorro!!! Uma luz, pelo amor de Deus!!!

      Excluir
  54. essa do consórcio creio que nao caberá anulaçao haja vista que quando ha a reuniao de estados em prol de uma causa haverá a criação de uma nova pessoa juridica que pode ser tanto de direito privado qto de direito publico e nesta ultima constituirá associação pública criado so por lei.

    ResponderExcluir
  55. olá gostaria de saber se a prova azul tem questões passiveis de ser anuladas pois preciso de 2 questões para passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou precisando.. acertei 38 prova azul..

      Excluir
  56. Bom dia
    Fiz 37 na prova.Gostaria de saber quando a fgv se pronuncia quanto ao anulamento das questões. Nada é impossível.Vamos pra cima.

    Vocês sabe se na prova branca existe alguma que cabe recurso? Como é feito esse recurso .Me ajudem
    e-mail raissarodriguessa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Otavio da uma olhada aqui.http://www.damasio.com.br/oab/

    ResponderExcluir
  58. As que estou contando que podem ser anuladas são:

    Prova Branca - Tipo 1 -

    17 - Aqui o examinador simplesmente viu uma exceção no artigo 84, parágrafo único e jogou lá nas alternativas. Mas a delegação do Presidente para o Ministro de Estado fica restrita à "primeira parte" do inciso XXV, ou seja, só o "prover" e não o "extinguir".

    44 - Aqui, Diz que a Mila não precisa de autorização judicial para ir a Maringá se viajar com o tio. Até aí está correto, mas a letra da lei do ECA fala que o colateral de até terceiro grau tem que ser MAIOR, e na alternativa não consta a idade do tio. Irônico é que em todas as alternativas que citam outras pessoas (vizinha, prima) fala-se da idade das mesmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos recorrer!! Tb errei essas!!!!

      Excluir
    2. Seria correta então a prima com 18 e a avó? foi justamente pela idade que optei minha resposta.

      Excluir
  59. Na questão 14 da prova branca, não haveria ali uma pequena diferença entre se Eleger e se Candidatar?

    Necessariamente todo mundo que se candidata deve ser elegível?
    Se sim, porque a Lei Eleitoral 9.504/97 já define o cidadão como CANDIDATO antes mesmo de se confirmar o Registro de Candidatura?

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Questões passiveis de anulação prova amarela: 38, 42, 44, 51 e 61

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel. Vc tem a justificativa das mesmas? Obrigada.

      Excluir
    2. A 38 acho que não anula. A resposta está correta. artigo 589 CC, I ao V.

      Excluir
    3. OLHA A 34 da prova amarela, questão mal elaborada. Não deixou claro qual desapropriação, não disse qual interesse social.

      Excluir
  62. questão 23 prova azul, pediu a correta e as 3 primeiras opções estão corretas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual é a 23 da prova azul?

      Excluir
    2. A respeito da extradição e/ou expulsão de estrangeiro do brasil, assinale a afirmativa correta, esta era a pergunta

      Excluir
  63. Eu fiz quarenta mas passei uma pro gabarito errada, acabei ficando com 39, fiz a prova azul, acham que tem chance de anularem alguma?

    ResponderExcluir
  64. Bom dia pessoal!!!Sera que tem possibilidade de anular alguma?Fiquei por uma apenas!!!

    ResponderExcluir
  65. minha prova é branca tipo 1 ,preciso de 2 pontos ,alguma questão passível de recurso ?? quais ?? e como impetrar recurso ??? obrigado !!

    ResponderExcluir
  66. A questão 54 da prova Branca, que trata do Agravo.

    O agravo seja qual for sua espécie é impugnar decisão interlocutória (522, CPC), mas agravo de instrumento deve ser interposto ao juizo ad quem.

    A letra "B": A regra é, conforme previsto em nosso sistema processual, a de utilização do agravo de instrumento para impugnar decisão interlocutórias proferidas pelo Juiz. Obs: O Desembargador não é um Juiz.

    Fiquei sem entender essa questão, cabe anulação da mesma.

    ResponderExcluir
  67. Amigos, tem possibilidade de anular a questão de nº 44?

    ResponderExcluir
  68. A que fala da extradição com certeza será anulada, só ler o caput do art. 65 da lei 6815/80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que desta não caiba recurso os demais artigos da lei tratam corretamente deste assunto, conforme foi questionado na questão.

      Excluir
    2. Questão 24 da prova Branca: as três primeiras alternativas encontrasse correta, sendo que o enunciado da questão requer apenas uma afirmativa correta, segue em anexo a lei com as três mencionadas afirmativas.

      Questão 24

      A respeito da extradição e/ou expulsão de estrangeiro do
      Brasil, assinale a afirmativa correta.

      A) É passível de extradição o estrangeiro que, de qualquer
      forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem
      pública ou social, a tranquilidade ou a moralidade pública e
      a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo
      à conveniência e aos interesses nacionais.

      (Art. 65. É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranqüilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais.)

      B) É passível de extradição o estrangeiro que praticar fraude a
      fim de obter a sua entrada ou permanência no Brasil.

      (Parágrafo único. É passível, também, de expulsão o estrangeiro que:
      a) praticar fraude a fim de obter a sua entrada ou permanência no Brasil;)

      C) Caberá exclusivamente ao Presidente da República
      resolver sobre a conveniência e a oportunidade de
      expulsão do estrangeiro ou de sua revogação.

      (Art. 66. Caberá exclusivamente ao Presidente da República resolver sobre a conveniência e a oportunidade da expulsão ou de sua revogação. (Renumerado pela Lei nº 6.964, de 09/12/81))

      D) A expulsão do estrangeiro não poderá efetivar-se se
      houver processo ou ocorrido condenação.
      GABARITO FGV: C

      LEI Nº 6.815, DE 19 DE AGOSTO DE 1980.

      Art. 65. É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranqüilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais. (Renumerado pela Lei nº 6.964, de 09/12/81)
      Parágrafo único. É passível, também, de expulsão o estrangeiro que:
      a) praticar fraude a fim de obter a sua entrada ou permanência no Brasil;
      b) havendo entrado no território nacional com infração à lei, dele não se retirar no prazo que lhe for determinado para fazê-lo, não sendo aconselhável a deportação;
      c) entregar-se à vadiagem ou à mendicância; ou
      d) desrespeitar proibição especialmente prevista em lei para estrangeiro.
      Art. 66. Caberá exclusivamente ao Presidente da República resolver sobre a conveniência e a oportunidade da expulsão ou de sua revogação. (Renumerado pela Lei nº 6.964, de 09/12/81)
      Parágrafo único. A medida expulsória ou a sua revogação far-se-á por decreto.


      Isto posto querer a anulação da questão 24 da prova branca.
      Confia do deferimento.

      Excluir
    3. Parágrafo único. É passível, também, de expulsão o estrangeiro que:
      a) praticar fraude a fim de obter a sua entrada ou permanência no Brasil;

      Excluir
    4. Extradição é uma coisa, expulsão é outra. As alternativas A e B falam de extradição enquanto a Lei, nesses casos, falam de expulsão. Não há erro algum nessa questão.

      Excluir
    5. Nas alternativas trata-se de expulsão e está como extradição, não sendo a mesma coisa, por isso estão erradas, não sendo passível de recurso

      Excluir
    6. Pessoal, não haverá anulação, pois a prova diz, "é passível de EXTRADIÇÃO .....
      A lei diz é passível de EXPULSÃO ...
      no mesmo sentido é a letra C

      Excluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Lei nº 6.815 de 19 de Agosto de 1980
    Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração.
    Art. 65. É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranqüilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais. (Renumerado pela Lei nº 6.964, de 09/12/81)

    ResponderExcluir
  71. ele fala da expulsao e nao da extradicao. Portanto, a questao se encontra correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. observe que a questão fala e/ou "expulsão ou extradição"

      Excluir
  72. segue as questões no meu entender que são passiveis de anulação da prova amarela.

    Questão 46 - Justificativa: Artigo 32, parágrafo único, do CDC e Decreto nº 2.181/97, artigo 13, inciso XXI e, para a parte final da alternativa o artigo 21, do CDC – No entanto, a redação da alternativa que se mostra como única a ser assinalada, pode induzir o candidato em erro, na medida em que a expressão posta “fixado por lei” gera o sentido de que o prazo específico está estabelecido em lei para o caso narrado, em verdade o CDC estabelece “na forma da lei”, o que remete a verificação de um critério para estabelecimento do prazo, que encontra-se pontuado no Decreto nº 2.181/97, artigo 13, inciso XXI, que na sua parte final estabelece “nunca inferior à vida útil do produto ou serviço”.

    Fundamento para recurso: Ante a tal ocorrência, tal indução gera a nulidade da questão.

    ResponderExcluir
  73. A questão 58 da prova amarela (trata das cautelares) tem como gabarito a letra C. Todavia, essa resposta está errada por causa do parágrafo único do art. 800 CPC.

    Dica do Prof. Marcelo Amaral da Silva

    ResponderExcluir
  74. questão 18

    artigo 84

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
    (...)
    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

    VI - dispor, mediante decreto, sobre:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

    "Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.

    ResponderExcluir
  75. questão 44

    Da Autorização para Viajar

    Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.

    § 1º A autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança estiver acompanhada:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

    § 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos

    ResponderExcluir
  76. Questão 80

    8. Recursos na arbitragem

    A Lei de Arbitragem, em seu artigo 18, determina expressamente que a sentença arbitral é irrecorrível, isto é, não existe um tipo de recurso apto a reformar o mérito da decisão prolatada pelo árbitro.

    Conforme dito anteriormente, uma vez expedida a sentença arbitral, torna-se a mesma irrecorrível, fazendo coisa julgada entre as partes quanto à matéria decidida. Não existe, portanto, um mecanismo legal que possa remeter a matéria decidida a novo julgamento, e reformar a decisão do árbitro, como ocorre nas decisões judiciais.

    No entanto, a Lei prevê, em seu artigo 30, uma espécie de embargos de declaração, numa analogia ao Código de Processo Civil. A parte interessada, num prazo de cinco dias, contados do recebimento da sentença, poderá solicitar ao árbitro que “esclareça alguma obscuridade, dúvida ou contradição da sentença arbitral, ou se pronuncie sobre ponto omitido a respeito do qual devia ter manifestar-se a decisão”.

    Ou seja, a Lei permite a parte que esta solicite ao árbitro o esclarecimento sobre determinado ponto que não ficou totalmente claro, ou certa matéria que deveria ser decidida e, por qualquer razão, não o foi.

    A Lei, ainda no artigo 30, também permite a parte solicitar ao árbitro que este corrija “qualquer erro material da sentença arbitral”. Tal previsão parece-nos totalmente acertada, visto que a sentença não pode ter sua eficácia alterada por um pequeno erro material, como, por exemplo, a grafia incorreta de um nome, ou a condenação num valor diverso daquele exposto na sentença.

    Em qualquer dos casos, deverá o árbitro decidir, no prazo de dez dias, aditando a sentença e notificando as partes.

    Em ambos os casos, permite-se apenas o esclarecimento de pontos obscuros, controvertidos, duvidosos, contraditórios, ou a correção de erros materiais, não reformando jamais o mérito da decisão.

    ResponderExcluir
  77. Anulação, da questão 45 azul ! acredito que será fato. isso porque, patentemente vai contra a lei 8.069/90, artigo 83, §1, b,2.

    Barreto.

    ResponderExcluir
  78. e a questão 11 de Filosofia, pagina do livro mencionado 143 e 144,

    ResponderExcluir
  79. Questão 45 - Prova 2 - Verde
    João e Joana são pais de Mila, 9 anos, e de Letícia, 8 anos. João
    mudou-se para Maringá depois do divórcio, e levou sua filha
    mais nova para morar com ele. Nas férias escolares, Letícia
    quer ir ao Rio de Janeiro visitar sua mãe, enquanto Mila deseja
    passar seus dias livres com seu pai em Maringá.

    Avalie as situações apresentadas a seguir e, de acordo com o
    Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa
    correta.

    A) Letícia poderá viajar sem autorização judicial se a sua
    prima, Olívia, que tem 19 anos, aceitar acompanhá-la. Mila
    poderá viajar sem autorização, se a sua avó, Filomena, a
    acompanhar.
    B) Se houver prévia e expressa autorização dos pais ou
    responsáveis, Letícia e Mila ficam dispensadas da
    autorização judicial e poderão viajar desacompanhadas
    dentro do território nacional.

    C) Letícia poderá viajar desacompanhada dos pais por todo
    território nacional se houver autorização judicial, que
    poderá ser concedida pelo prazo de dois anos. Mila não
    precisará de autorização judicial para ir a Maringá se seu
    tio José aceitar acompanhá-la.

    D) Mila poderia aproveitar a ida de sua vizinha Maria, de 23
    anos, para acompanhá-la, desde que devidamente
    autorizada por seus pais, enquanto Letícia não precisaria
    de autorização judicial se seu padrinho, Ricardo, primo do
    seu pai, a acompanhasse.


    Gabarito FGV: Letra C

    Recurso

    Questão 45, prova 2 - Verde

    No gabarito oficial está como resposta certa a letra C, porém com base no artigo 83, par. 1°, b, 1 do ECA o tio da menor de idade Mila (9 anos) deverá ser MAIOR de idade e terá que comprovar documentalmente o referido parentesco, verbis:

    Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.
    § 1º A autorização não será exigida quando:
    b) a criança estiver acompanhada:
    1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    Porém, em nenhum momento ficou cabalmente comprovado a maioridade do Tio de Mila e nem se o mesmo portava documento comprobatório de parentesco, não sendo possível saber se ele poderia ou não acompanhar à menor.
    Com base nos fundamentos acima expostos, requer-se a anulação da referida questão, haja vista que após minuciosa análise não foi identificado uma resposta certa, dentre aquelas à disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em acordo a justificativa, elencada acima, concordo que não ficou demonstrado qual reposta seria a mais correta, portanto podemos perceber que essa seria uma questão passivel de anulação.

      Excluir
  80. Questão 54 Prova Branca:
    Alternativa correta pelo gabarito oficial: A
    É cediço que das decisões interlocutórias caberá agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, quando será admitida a sua interposição por instrumento.
    Ademais, será cabível agravo de instrumento da decisão da liquidação da sentença e da impugnação ao cumprimento da sentença, a qual tenha sido julgada improcedente.
    De acordo com a disposição do art. 527, inciso II do CPC, poderá o relator do agravo converter o agravo de instrumento em agravo retido nas seguintes hipóteses, vejamos:
    [...] converterá o agravo de instrumento em agravo retido, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, mandando remeter os autos ao juiz da causa.
    A banca examinadora abordou a temática, em tela, numa das questões de Direito Processual Civil. Ocorre que entendemos que o fez de forma não técnica, na medida em que considerou como correta uma alternativa que não reflete a completude do já mencionado art. 527, II, o qual autoriza o órgão julgador a converter o agravo retido em instrumento não apenas quando a decisão for suscetível de causar a parte lesão grave ou de difícil reparação, como também nas casuísticas de não conhecimento da apelação e nos relativos aos efeitos em que o apelo é recebido. Saliente-se que tal parte do texto fora suprimida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como faço p impetrar recurso ?? é individual ?? Anônimo
      ??

      Excluir
    2. recurso entre os dias 25 e 28 de abril.

      Excluir
    3. Mas mesmo que o texto tenha sido suprimido, não torna a alternativa errada :s por qual motivo essa questão pode ser recorrida? não entendi :\

      Excluir
  81. Gente será realmente que a FGV pode anular essas questões.Como podemos saber se há essa possibilidade? Primeira vez que faço e preciso de 2 pontos.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia gente!
    Fiz a prova verde!
    Em relação a questão da competência do Presidente da Republica... será que temos chances em recurso?
    É a primeira vez que faço também, preciso de orientações.
    Por favor, alguém poderia me explicar melhor?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde pessoal!!1
      Fiz a prova Amarela, em relação a questão de nº 44, sobre o ECA, será que é passivel de anulação, tendo em vista não ter ficado demonstrado, qual seria a resposta mais correta.
      É a primeira vez que faço, preciso de orientações á respeito, peço, por gentileza ajuda para entrar com recurso cabivel, poderia alguém me auxiliar?
      Desde ja grata!

      Excluir
  83. Questão 45 verde, trata de menor que viaja sozinho. OAB informa como resposta certa a letra C que diz que a menor Mila não precisa de autorização para viajar com o seu tio.
    Como o tio é parente de terceiro grau, ela realmente não precisa de autorização. Mas para que isto aconteça o tio precisa ser maior e capaz, caso contrario nem ele, o tio, poderá viajar, quanto mais ser responsavel pela menor. Na resposta não informa que este tio é maior e capaz. Não se pode dar como certa esta resposta "C" apenas supondo que o tio atende estas condições (maior e capaz), pois pode-se tambem supor que ele é menor e incapaz. A resposta não pode ser baseada em suposição. O fato de ser tio não quer dizer que ele é maior e capaz. Na minha opinião a questão não tem resposta correta e deve ser anulada. Alguem concorda? Se sim é possivel fundamentar melhor.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 44, amarela, trata-se de viagem concedida á menor impúbere, pela ECA, criança, portanto, a FGV, diz que a reposta certa seria a alternativa "C", sendo uma questão sem dúvida passivel de anulação, tendo em vista, não á primeira parte da questão, está realmente correta, mas o que esta errado é a segunda parte, quando diz: Mila, de 09(nove) anos, não precisará de autorização judicial, pois se seu tio (terceiro grau) aceitar acompanhá-la", assim, como o colega mencionou acima, em sua fala, não existe suposição, o fato de ser o tio, não diz que ele é capaz, maior, isso faz com que á alternativa do gabarito FGV, é passivel de anulação, pois não há como ter uma alternativa correta.

      Excluir
    2. Sim, segundo o curso damazio essa questão é passível de anualação.

      Excluir
  84. Acho que a questão referente à competência delegada do Presidente da República é cabível, uma vez que a literalidade do parágrafo único do Art. 84, da CF diz PRIMEIRA PARTE e lendo o Inciso XXV, é possível entender que ele pode prover, mas não extinguir os cargos públicos (devemos recorrer, afinal a banca utiliza muito a distinção e os artigos ipss litters. Fiquei com 39.

    Outra questão boa é aquela do ECA das meninas que não é mencionada a idade do tio e nem se ele estava munido de documentação, o que é REQUISITO, segundo o ECA, então essa também é passível de anulação, pois as respostas foram mal formuladas e confusas, não há certeza da resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Felizmente a das crianças eu acertei!!

      Acabei de saber que as questões 13 e 43 da prova verde. e talvez 33 serão passíveis de recurso.

      A questão 43 fala do "Antônio, muito necessitado de dinheiro... " A FGV, apresentou gabarito D, que está mais completa, entretanto a questão A também está certa de acordo com o Art. 1.431 paragrafo único CC, eles somente inverteram. mas tanto a A quanto a D esta correta.
      Segundo o Professor Bruno Giancolli, do Damásio.

      A questão 13 "No que concerne ás condições de elegibilidade..."
      segundo o professor Erival, a alternativa a também está correta, se ele renunciou, não é mais prefeito, não precisa descompatibilizar pra candidatar-se de novo, ele pode sim se candidatar de novo.

      pelo menos foi isso que eu entendi pelo que eles falaram, dando margem pra recurso.

      Também to com 39 e nervosa de mais....

      Excluir
  85. Na questão 45 verde- C, o tio podia ter qualquer idade?

    ResponderExcluir
  86. Gente tbm fiz 39 e dependo de uma, vamos recorrer de todas que são passíveis de anulação, essa é a primeira vez que acontece isso comigo, mas acredito que quanto mais recurso, mais chance da FGV analisar. O que acham??

    ResponderExcluir
  87. Galera, poderíamos criar comentários com as cores, e direcionar as dúvidas e informações de questões passiveis de anulação de forma ordenada, nas respectivas tipos de prova, por sua cor! Vou lançar aqui as cores no mural. Acredito que se conseguirmos organizar vai ajudar a todos!

    ResponderExcluir
  88. Respostas
    1. Questão 54 Prova Branca:
      Alternativa correta pelo gabarito oficial: A
      É cediço que das decisões interlocutórias caberá agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, quando será admitida a sua interposição por instrumento.
      Ademais, será cabível agravo de instrumento da decisão da liquidação da sentença e da impugnação ao cumprimento da sentença, a qual tenha sido julgada improcedente.
      De acordo com a disposição do art. 527, inciso II do CPC, poderá o relator do agravo converter o agravo de instrumento em agravo retido nas seguintes hipóteses, vejamos:
      [...] converterá o agravo de instrumento em agravo retido, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, mandando remeter os autos ao juiz da causa.
      A banca examinadora abordou a temática, em tela, numa das questões de Direito Processual Civil. Ocorre que entendemos que o fez de forma não técnica, na medida em que considerou como correta uma alternativa que não reflete a completude do já mencionado art. 527, II, o qual autoriza o órgão julgador a converter o agravo retido em instrumento não apenas quando a decisão for suscetível de causar a parte lesão grave ou de difícil reparação, como também nas casuísticas de não conhecimento da apelação e nos relativos aos efeitos em que o apelo é recebido. Saliente-se que tal parte do texto fora suprimida.

      Excluir
    2. COLOQUE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O CADERNO BRANCO!

      Excluir
  89. Respostas
    1. Acertei 39, prova azul! Alguma passível de anulação????
      Wilson

      Excluir
    2. COLOQUE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O CADERNO AZUL!

      Excluir
  90. Respostas
    1. Questão 45 verde, trata de menor que viaja sozinho. OAB informa como resposta certa a letra C que diz que a menor Mila não precisa de autorização para viajar com o seu tio.
      Como o tio é parente de terceiro grau, ela realmente não precisa de autorização. Mas para que isto aconteça o tio precisa ser maior e capaz, caso contrario nem ele, o tio, poderá viajar, quanto mais ser responsavel pela menor. Na resposta não informa que este tio é maior e capaz. Não se pode dar como certa esta resposta "C" apenas supondo que o tio atende estas condições (maior e capaz), pois pode-se tambem supor que ele é menor e incapaz. A resposta não pode ser baseada em suposição. O fato de ser tio não quer dizer que ele é maior e capaz. Na minha opinião a questão não tem resposta correta e deve ser anulada. Alguem concorda? Se sim é possivel fundamentar melhor.Obrigado.

      Excluir
    2. COLOQUE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O CADERNO VERDE!

      Excluir
    3. Concernente a questão 44 do Caderno verde,
      Vilma, avó materna do menor Oscar, de quinze anos de idade, pretende mover ação se suspensão do poder familiar em face de Onísio e Paula, pais do menor. Argumenta que Oscar estaria na condição de evasão escolar e os pais negligentes, embora incansavelmente questionados por Vilma quanto as consequências negativas para a formação de Oscar.
      Considere a hipótese narrada e assinale a única opção correta aplicável ao caso.
      A) Do ponto de vista processual, Vila não tem legitimidade para propor a ação que deve ser movida exclusivamente pelo Ministério Público, diante da indispensabilidade do direito em questão, a quem a interessada deve dirigir a argumentação para a tomada das medidas judicias cabíveis.
      B) Do ponto de vista material, os elementos indicados por Vilma são suficientes ao pleito de suspensão do poder familiar, do mesmo modo que a falta ou a carência de recursos matérias são, ainda que isoladamente, justo motivo para propositura da medida de suspensão do poder familiar.
      C) Do ponto de vista material, os argumentos indicados por Vilma são irrelevantes a dar ensejo à medida de suspensão de poder familiar, medida grave e excepcionalmente aplicada, mas são suficientes ao pleito de aplicação de multa e repreensão aos pais negligentes, por se tratar de infração administrativa.
      D) Do ponto de vista processual, Vilma possui legitimidade para propor a ação de suspensão do poder familiar e, tramitando o processo perante a Justiça da Infância e da Juventude, é impositiva a isenção de custas e emolumentos, independente de concessão da gratuidade de justiça, conforme dispões expressa e literalmente o ECA.
      A FGV aponta como alternativa correta a letra “D”
      Entretanto se for observado “expresso” e “literalmente” o ECA, faltou na questão a RESSALVA,
      Veja-se ao art.141, parágrafos I e II do ECA:
      Art. 141. É garantido o acesso de toda criança ou adolescente à Defensoria Pública, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, por qualquer de seus órgãos.
      § 1º. A assistência judiciária gratuita será prestada aos que dela necessitarem, através de defensor público ou advogado nomeado.
      § 2º As ações judiciais da competência da Justiça da Infância e da Juventude são isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hipótese de litigância de má-fé.

      Logo a questão é ambígua e passiva de recurso.

      Excluir
    4. A questão 45 da prova Verde é apontada no Gabarito como a letra “C”
      Entretanto, o art. 83 fala: colateral MAIOR até o 3º grau, não necessitando de autorização dos pais, sendo assim, tendo em vista que não falaram a idade do tio, se ele era maior ou não, acho que tem muita chance de ser anulada.

      Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.

      § 1º A autorização não será exigida quando:

      a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

      b) a criança estiver acompanhada:

      1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

      2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

      § 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

      Responder

      Excluir
  91. Respostas
    1. A questão 58 da prova amarela (trata das cautelares) tem como gabarito a letra C. Todavia, essa resposta está errada por causa do parágrafo único do art. 800 CPC.

      Dica do Prof. Marcelo Amaral da Silva

      Excluir
    2. COLOQUE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O CADERNO AMARELO!

      Excluir
    3. Boa Tarde, Raquel!!Fiz a prova Amarelo, por favor quais a questões passivel de anulação ?Desde ja agradeço!

      Excluir
  92. http://superligaoab.jusbrasil.com.br/noticias/116169479/videos-comentarios-e-fundamentos-para-recursos-1-fase-do-xiii-exame-de-ordem

    Espero que ajude....

    ResponderExcluir
  93. Concernente a questão 44 do Caderno verde,
    Vilma, avó materna do menor Oscar, de quinze anos de idade, pretende mover ação se suspensão do poder familiar em face de Onísio e Paula, pais do menor. Argumenta que Oscar estaria na condição de evasão escolar e os pais negligentes, embora incansavelmente questionados por Vilma quanto as consequências negativas para a formação de Oscar.
    Considere a hipótese narrada e assinale a única opção correta aplicável ao caso.
    A) Do ponto de vista processual, Vila não tem legitimidade para propor a ação que deve ser movida exclusivamente pelo Ministério Público, diante da indispensabilidade do direito em questão, a quem a interessada deve dirigir a argumentação para a tomada das medidas judicias cabíveis.
    B) Do ponto de vista material, os elementos indicados por Vilma são suficientes ao pleito de suspensão do poder familiar, do mesmo modo que a falta ou a carência de recursos matérias são, ainda que isoladamente, justo motivo para propositura da medida de suspensão do poder familiar.
    C) Do ponto de vista material, os argumentos indicados por Vilma são irrelevantes a dar ensejo à medida de suspensão de poder familiar, medida grave e excepcionalmente aplicada, mas são suficientes ao pleito de aplicação de multa e repreensão aos pais negligentes, por se tratar de infração administrativa.
    D) Do ponto de vista processual, Vilma possui legitimidade para propor a ação de suspensão do poder familiar e, tramitando o processo perante a Justiça da Infância e da Juventude, é impositiva a isenção de custas e emolumentos, independente de concessão da gratuidade de justiça, conforme dispões expressa e literalmente o ECA.
    A FGV aponta como alternativa correta a letra “D”
    Entretanto se for observado “expresso” e “literalmente” o ECA, faltou na questão a RESSALVA,
    Veja-se ao art.141, parágrafos I e II do ECA:
    Art. 141. É garantido o acesso de toda criança ou adolescente à Defensoria Pública, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, por qualquer de seus órgãos.
    § 1º. A assistência judiciária gratuita será prestada aos que dela necessitarem, através de defensor público ou advogado nomeado.
    § 2º As ações judiciais da competência da Justiça da Infância e da Juventude são isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hipótese de litigância de má-fé.

    Logo a questão é ambígua e passiva de recurso.

    ResponderExcluir
  94. Maria, o tio tinha que ser maior de idade. E na questão não dizia nada.

    ResponderExcluir
  95. A questão 45 da prova Verde é apontada no Gabarito como a letra “C”
    Entretanto, o art. 83 fala: colateral MAIOR até o 3º grau, não necessitando de autorização dos pais, sendo assim, tendo em vista que não falaram a idade do tio, se ele era maior ou não, acho que tem muita chance de ser anulada.

    Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.

    § 1º A autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança estiver acompanhada:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

    § 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

    ResponderExcluir
  96. Na questão 47 do caderno verde (Direito do Consumidor) é passiva de anulação, isto porque, o candidato pode ter sido levado a erro.
    A FGV aponta como alternativa correta a letra “d”.
    Deveras seria a susa letra a mais aplicável ao caso. Destarte a redação está um tanto confusa, pois o prazo não está fixado na Lei, mas sim no Decreto 2181/1997, que estabelece um critério como sendo, nunca inferior a vida útil do produto.
    A questão fala por um período razoável de tempo fixado por Lei, o que dá entender que o período ou prazo está na Lei, quando na verdade a Lei apenas estabelece somente um critério.

    ResponderExcluir
  97. Questão 53 do caderno verde
    A OAB gabaritou a questão como sendo certa a letra “c”.
    Ressalta-se que a questão diz que o processo encontra-se em FASE DE JULGAMENTO DA APELAÇÃO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
    Entretanto veja-se o que diz o art. 800 do CPC:
    Art. 800. As medidas cautelares serão requeridas ao juiz da causa; e, quando preparatórias, ao juiz competente para conhecer da ação principal.
    Parágrafo único. Nos casos urgentes, se a causa estiver no tribunal, será competente o relator do recurso.(revogado)
    Parágrafo único. Interposto o recurso, a medida cautelar será requerida diretamente ao tribunal. (Redação dada pela Lei nº 8.952, de 13.12.1994)
    Conforme se pode extrair, a FGV, gabaritou usando a redação antiga e desconsiderando o paragrafo único. Não bastasse isso, a redação da questão é precária, falta pontuação, o que induz ao erro.
    Assim, DEVE SER ANULADA, SEM SOMBRA DE DUVIDA.

    ResponderExcluir
  98. Conforme Damásio Educacional são passíveis de recurso - prova branca:

    Questão 14; 43; 44, 66 e 33.

    Link do vídeo: http://vimeo.com/91945364

    ResponderExcluir
  99. gente tirei 39 preciso de uma questao anulada. Quais as chances de obter pelo menos uma questao anulada nessa prova?

    ResponderExcluir
  100. e a questão 54 da prova branca? não seria passível de anulação?

    ResponderExcluir
  101. As questões 54 e 79 da prova branca não teriam que ser anuladas também?

    ResponderExcluir
  102. SOCORROOOO TIREI 39 PRECISO DE UMA QUESTAO ANULADA. GENTE VAMOS INTERPOR RECURSO. O PRAZO É DO DIA 25/04 A 28/04. A RESPOSTA DOS RECURSOS SAIRÁ DIA 14 DE MAIO. VCS ACHAM Q PELO MENOS UMA SERA ANULADA, DÊEM A OPINIÃO DE VOCÊS POR FAVOR.

    ResponderExcluir