quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Detento passa em concurso público

*Fonte: terra.

                    Apenas um exame psicológico separa o ex-detento Ari Souza dos Santos, 30 anos, de um emprego concursado como gari em Goiânia. Na próxima quarta, Souza vai acertar os últimos detalhes para fazer parte do quadro de funcionários da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg). Ele passou em 430º lugar no concurso promovido pelo órgão no final do ano passado para gari, com a nota 93,75 (de 100 pontos possíveis).
                    Santos foi preso por ter matado um homem em Alto Paraíso, interior de Goiás, em 2002. Cumpriu pena e resolveu estudar para passar num concurso público. "Meu sonho é ser auditor da Receita, que nem minha prima em Brasília. Eu estou só começando o caminho para conquistar esse sonho. Não vou ficar parado como gari. Quero estudar, terminar o segundo grau, faltam dois anos e meio, depois fazer uma faculdade e continuar prestando concurso e melhorando lá dentro da prefeitura. Disseram que se eu terminar o segundo grau, posso ser promovido, então agora sei que estou no caminho certo", disse.
                    Santos foi preso pela primeira vez em janeiro de 2004, pelo homicídio. Cumpriu oito meses da pena e conseguiu a liberdade por bom comportamento. Voltou a ser preso por tráfico de drogas e ficou mais dois anos e meio detido. Fugiu para Goiânia após permanecer três meses no regime semiaberto, onde ficou um ano. Em janeiro de 2008 foi detido mais uma vez, durante uma abordagem de rotina da Polícia Militar.
                    A oportunidade de emprego veio quando um dos irmãos de Santos, que já trabalhava na Comurg, falou sobre o concurso. "Ele estava com meus documentos, então fez a inscrição para mim. Concurso é bom para quem passou pela cadeia porque não tem esse negócio de preconceito, de dizer que não vai trabalhar porque é preso. Passou e pronto, ninguém tem nada com isso."
                    Santos fez a prova prática em dezembro do ano passado e no mesmo dia ficou sabendo que estava entre os aprovados. No dia 16 de dezembro saiu o edital com seu nome entre os selecionados. Ele guarda uma cópia do documento com orgulho. "Foi aqui que eu vi que minha vida estava mesmo mudando."
                    O agora gari diz que não foi fácil deixar a criminalidade e contou com a ajuda, principalmente do tenente Sandro Mendonça, gerente de produção agroindustrial da Superintendência do Sistema Prisional do Estado (Susepe). Mendonça conheceu Santos quando o detento passou pelo regime semiaberto e viu nele força de vontade para mudar. "Ele tinha um bom comportamento e tinha muita disposição, muita vontade", afirmou Mendonça.
                    O gerente contatou uma Organização Não Governamental que ajuda ex-detentos para financiar as viagens de Santos para Goiânia. "Se não fosse pela ajuda deles, e do diretor do presídio de Alto Paraíso, eu não estaria aqui hoje", disse o gari, na porta de sua casa de um único cômodo em Goiânia.
                    Na tarde desta segunda-feira, em audiência com o juiz Decildo Ferreira Lopes, Santos assumiu diversos compromissos para conseguir a liberdade condicional. Não precisa mais passar as noites na cadeia. E uma vez por mês deve comparecer no Fórum de Goiânia. Ele diz que agora, tudo o que quer é começar logo a trabalhar e ganhar seu salário de aproximadamente R$ 800.
                    "No tráfico, se ganha muito mais, mas pelo menos lá na prefeitura, concursado, eu vou ganhar meu dinheiro e poder olhar para as pessoas sem ser julgado, ter uma vida direita, realizar meu sonho e parar de dar tristeza pra minha mãe."

16 comentários:

  1. é bom a gente ver as pessoas conquistando o seu espaço novamente na sociedade ao invés de estar no mundo do crime.

    ResponderExcluir
  2. passei em um concurso posso assumir? Como deverei proceder?betudosim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. passei em um concurs mas ainda estou em condicional, como devo proceder para assumir o cargo

    ResponderExcluir
  4. ai qual foi o caminho usado. pois passei em um concurso,e estou de condicional!! oque fazer?

    ResponderExcluir
  5. estou com esse mesmo problema passei em um concurso publico e gostaria de saber como proceder.
    estou cumprindo condicional.
    kellychristian_duarte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Prezados, boa noite a todos vocês.

    Em primeiro lugar, parabéns pela vitória.

    Acerca do concurso, precisaria analisar o edital de cada um para que possa avaliar de forma concreta. Caso tenham, basta que mandem por e-mail (carlosrf@estancias.com.br) que avalio e respondo.

    Grande abraço.

    Carlos Rafael Ferreira

    ResponderExcluir
  7. Passei em um concurso em que o edital nao restringe para quem tem bons antecedentes, porém, pede os comprovantes das últimas eleições. Como nao pude votar enquanto estive preso o que faço? Os direitos políticos são suspensos até o final da condicional. Posso entrar com mandado de segurança? Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. ola boa tarde, quero muito prestar concursos, mas não sei se posso pois cumpri 3,5a paguei a condicional e agora respondo por outro anterior a este por receptação e corrupção ativa. obrigado e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. se o doutor Carlos rafael concordar comigo

    a constituição no art 5 inciso x diz que são inviolaveis a honra e a imagem das pessoas , já no inciso XLVII diz que não haverá pena de carater perpetuo sem contar que as ormas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tem aplicação imediata!

    art 202 da Lei de execuções penais diz que :

    cumprida ou extinta a pena, ‘não constarão da folha corrida, atestados ou certidões fornecidas por autoridade policial ou por auxiliares da Justiça, qualquer notícia ou referência à
    condenação, salvo para instruir processo pela prática de nova infração penal ou outros casos expressos em lei’.


    e para complementar :





    Art. 94 - A reabilitação poderá ser requerida, decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, computando-se o período de prova da suspensão e o do livramento condicional, se não sobrevier revogação, desde que o condenado: (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)
    I - tenha tido domicílio no País no prazo acima referido; (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)
    II - tenha dado, durante esse tempo, demonstração efetiva e constante de bom comportamento público e privado; (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)
    III - tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre a absoluta impossibilidade de o fazer, até o dia do pedido, ou exiba documento que comprove a renúncia da vítima ou novação da dívida. (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)

    é isso fé em Deus depois que pagarem o que devem é garantido o seu direito de tirar seu nome da ficha de antecedentes como dix oa LEP 202

    mas para deixar melhor ainda e garantir o sigilo mais abrangente de todo o processo depois de 2 anos do cumprimento da pena pede a reabilitação , Fé em Deus a vida continua sigam em frente !

    ResponderExcluir
  10. na minha concepção e na lei; pre-conceito é totalmente diferente de conceito, biblicamente fala a parabola do filho prodigo e etc.algus tem desejos de se regenerar,se Deus e as leis Maior não nos ajudar então quem vai nos ajudar? ass. marcelo 81-8509-5550

    ResponderExcluir
  11. Passei em concurso público para professor, formei-me em licenciatura durante o cumprimento do semi-aberto, só que estou impossibilitado de tomar posse do cargo público por conta da minha condenação e da suspensão dos meus direitos políticos. Como faço para poder trabalhar? como vou me sustentar?

    ResponderExcluir
  12. Graças a Deus tive essa oportunidade, já está completando seis anos que estou trabalhando na prefeitura de Goiânia. Agora minha vida é totalmente diferente, tenho uma família linda e pretendo dá valor cada vez mais, só tenho que agradecer a Deus por tudo.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou cumprindo pena em liberdade condicional. Quero Fazer concurso dá prefeitura. Mas não tem como comprovar voto na última eleição. Não sei o que Fazer.

    ResponderExcluir
  14. Eu estou cumprindo pena em liberdade condicional. Quero Fazer concurso dá prefeitura. Mas não tem como comprovar voto na última eleição. Não sei o que Fazer.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou cumprindo pena em liberdade condicional. Quero Fazer concurso dá prefeitura. Mas não tem como comprovar voto na última eleição. Não sei o que Fazer.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou cumprindo pena em liberdade condicional. Quero Fazer concurso dá prefeitura. Mas não tem como comprovar voto na última eleição. Não sei o que Fazer.

    ResponderExcluir