sábado, 13 de novembro de 2010

Irmã Dulce e Nhá Chica, nossas primeiras santas

*Fonte: O dia.
Elas serão canonizadas em 2011 e 2012.
Frade do Vaticano recebeu restos mortais de Franz.
                    Rio - O Brasil terá dois novos santos, ou melhor, santas, nos próximos dois anos. Irmã Dulce, da Bahia, deverá ser canonizada pelo Papa Bento XVI em maio de 2011, e Nhá Chica, de Minas Gerais, exatamente um ano depois. O anúncio foi feito ontem pelo italiano Paolo Lombardo, frade do Vaticano responsável por reunir documentos e prova de candidatos a santos.
                    Como O DIA antecipou na quinta-feira, ele esteve ontem em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, onde conduziu o ato de translado dos restos mortais do também candidato a santo, o advogado Franz de Castro Holzwarth —o primeiro leigo, já que Frei Galvão era religioso —, e único do estado do Rio. Numa urna de acrílico, os restos mortais foram levados para a Igreja de São José, em São José dos Campos (SP), onde ele dedicou sua carreira para defender encarcerados.
                    “As canonizações dessas duas (Dulce e Nhá Chica) já estão programadas para estas datas”, garantiu Lombardo. Acompanhados por padres do Tribunal da Causa da Beatificação de Franz instituído pela Diocese de São José dos Campos, e pelos irmãos do advogado — Peter, 62, Ruth, 56, e Sônia, 66 —, e fiéis, Lombardo reconheceu oficialmente os ossos, considerados relíquias pela Igreja Católica. Retirados do túmulo da família e colocados numa urna de acrílico cobertos por um manto, os restos mortais foram conduzidos até a Catedral de Santana, no Centro, onde fiéis participaram de cerimônia de despedida.
                    Lombardo disse que Dulce, Nhá Chica e Franz estão numa fila de 2.000 candidatos a santos, cujos processos estão sendo analisados pelo Vaticano. “Elas (Dulce e Nhá Chica) estão na frente porque o Santo Papa tem dado preferência a candidatos que não são italianos nem espanhóis. Itália e Espanha já têm santos demais”, justificou.
                    No caso de Franz, está terminando agora a fase diocesana do processo, em que lhe foi concedido por Roma o título de ‘Servo de Deus’. “Serão necessários mais 12 ou 13 anos para que ele se torne beato. Mas as manifestações populares e a pretensão de santo mártir podem influir para que esse tempo caia para a metade, uns 6 anos”, comentou, adiantando que não há prazo determinado para que Franz seja canonizado.

Um comentário:

  1. Sem querer fazer julgamento de mérito, pois ambas - Dulce e Nhá Chica - tem grandes virtudes, não entendo bem o por que de o processo de canonização de Irmã Dulce, que é recente, tramitar mais rápido que o de Nhá Chica. O processo de canonização de Nhá Chica é bem mais antigo, portanto, pela ordem natural, deveria sair primeiro... Ou não?

    ResponderExcluir