sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ophir dedica aniversário da OAB a advogados comprometidos com a causa da liberdade

*Fonte: OAB.
                    Brasília, 18/11/2011 - A Ordem dos Advogados do Brasil comemora seu 81º aniversário de criação hoje (18), praticamente às vésperas da realização da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que será aberta com grande festa neste domingo (20) em Curitiba, Paraná. "Uma data para compartilhar com todos os advogados e todos os cidadãos comprometidos com a causa da liberdade", comemorou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, que já se encontra no local da Conferência.
                    "Ao longo desses anos, a OAB tornou-se um símbolo da sociedade civil brasileira, uma trincheira de defesa da cidadania e sempre pronta a denunciar injustiças", acrescentou o presidente Ophir, ao destacar o papel das Seccionais e Subseções espalhadas por todo o País, assim como dos advogados que atuam como sinônimos de justiça e garantia da paz social. "A Ordem atingiu um grau de maturidade que a torna uma das instituições ligadas ao Direito mais respeitáveis em todo o mundo. Este prestígio decorre, sem dúvida, do trabalho das advogadas e advogados em dar efetividade à justiça, condição essencial para o funcionamento do Estado democrático de Direito", afirmou.
                    A Ordem dos Advogados do Brasil foi criada por decreto no dia 18 de novembro de 1930, em meio ao clima revolucionário que levou o presidente Getúlio Vargas ao poder. Seu primeiro endereço foi na Rua Teixeira de Freitas, esquina com Avenida Augusto Severo, edifício do Silogeu Brasileiro, centro do Rio, dividindo espaço com o Instituto dos Advogados, de onde se originou.
                    Hoje, a sede da instituição, que abriga o Conselho Federal da OAB, está localizado em Brasília e representa, segundo estatísticas mais recentes, um universo de quase 800 mil profissionais. Isto coloca a OAB como a maior entidade de advogados da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário