sábado, 12 de janeiro de 2013

Ophir: prerrogativas dos advogados garantem livre defesa do cidadão

*Fonte: OAB.
                    Campo Grande – O respeito às prerrogativas dos advogados garante ao cidadão uma defesa livre. A declaração foi feita nesta sexta-feira (11) pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, ao participar da solenidade de posse da nova diretoria da Seccional da OAB de Mato Grosso do Sul e da Caixa de Assistência dos Advogados do estado. Na oportunidade, Júlio Cesar Souza Rodrigues, eleito pela chapa “OAB Forte e Presente”, em novembro de 2012, assumiu o cargo de presidente da entidade, no lugar de Leonardo Avelino Duarte, que integra a mesma chapa como conselheiro federal.
                    Em seu discurso, Ophir defendeu o respeito às prerrogativas dos advogados brasileiros e disse que "com independência e autonomia, esses profissionais garantem ao cidadão uma defesa livre, sem temor qualquer das autoridades, que não se deixa baixar a cabeça por conta de um bater de pés". Ainda segundo o presidente nacional da OAB, a advocacia tem papel fundamental para a efetivação do Estado Democrático de Direito no Brasil e a OAB, por ser uma entidade apolítica e desvinculada de governos, ajuda a combater eventuais arbitrariedades e injustiças. "Nós advogados somos protagonistas da cena política deste país. Não da cena política partidária, mas da cena política de defesa dos valores da República, da Constituição e dos direitos dos cidadãos".
                    O novo presidente da OAB-MS também enalteceu a importância do respeito às prerrogativas e afirmou que sua gestão será intransigente na defesa dos direitos dos advogados no exercício da profissão. "No dia em que os advogados estiverem sujeitos aos caprichos de quaisquer integrantes da Justiça ou agentes públicos, a nação terá perdido a luta pela liberdade e pelos direitos fundamentais do homem", destacou Júlio. Já o ex-presidente Leonardo Avelino aproveitou a despedida para agradecer o apoio do Conselho Federal nos anos em que esteve à frente da Seccional. "Pouco ou quase nada poderíamos ter feito sem o trabalho e empenho de Ophir e sua diretoria no Conselho Federal", disse.
                    A nova diretoria da Seccional sul-mato-grossense é integrada também por André Luis Xavier Machado (vice-presidente), Denner Barros e Mascarenhas Barbosa (secretário-geral), Jully Heyder da Cunha Souza (secretário-geral adjunto) e Jayme da Silva Neves Neto (tesoureiro). No cargo de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados foi empossada Solange Bonatti. Integram ainda a chapa como conselheiros federais, além de Leonardo Avelino, Carlos Alberto de Jesus Marques e Afeife Mohamad Hajj (titulares), Alexandre Morais Cantero, Gustavo Passarelli da Silva e Samia Roges Jordy Barbieri (suplentes). Todos cumprirão o mandato no triênio 2013/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário