terça-feira, 18 de junho de 2013

OAB aposta em melhor aprovação no Exame da Ordem no Amazonas

*Fonte: d24am.
Nas provas discursivas, a média de faltosos ocorreu dentro do padrão já registrado no Amazonas

                    Manaus - Cerca de nove candidatos faltaram à segunda fase do 10º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM) que ocorreu neste domingo, informou o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Caupolican Padilha, que aposta em maior taxa de aprovação nas provas realizadas em todo o País. No Amazonas, 698 bacharéis em Direito estavam inscritos para fazer a prova aplicada no Campus da Universidade Paulista (Unip).
                    A aplicação das provas discursivas ocorreu dentro da normalidade e teve média de faltosos dentro do padrão dos exames anteriores. “Foi tranquilo, nada fora do normal. Tem sido a média regular. Às vezes dez, 12 faltosos, nada que assombre”, disse Padilha.
                    O padrão de respostas da segunda fase, que é uma espécie de respostas para peças e argumentos esperados, será divulgado no dia 5 de julho no site oab.fgv.br. Já o resultado preliminar será divulgado no dia 9. As correções serão feitas e os candidatos terão do dia 10 a 13 de julho para entrar com recursos.
                    Em abril, 1.676 bacharéis fizeram a prova objetiva, primeira fase do certame em Manaus, que é realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Somente 41,64% foram aprovados e avançaram para a segunda fase.
                    A expectativa da OAB/AM é que o índice de aprovação nesta segunda fase seja melhor do que o registrado na primeira. “Quarenta por cento (de aprovados) comparando com outros exames foi o melhor (índice). Já tivemos 30%, 20% e até 10% de aprovação. Melhorou, mas não é o ideal”, disse Caupolican Padilha. O índice de aprovação no Amazonas ocupa as últimas posições quando comparado com outros Estados e está abaixo da média nacional, afirma Padilha.
                    O 10º Exame de Ordem foi aplicado, simultaneamente, em todo o País, como requisito obrigatório para que o bacharel em Direito obtenha o registro profissional e possa exercer a profissão, conforme estabelece o Estatuto da Advocacia e da OAB – Lei 8.906/94. Em todo o País, 67.441 candidatos estavam aptos a fazer o exame.
                    O resultado final do Exame da OAB será divulgado em 26 de julho. O Conselho Federal da OAB prevê o lançamento do edital do 11º Exame para 12 de julho, com inscrições até 30 de julho. A primeira etapa deve ser realizada em 18 de agosto e a segunda em 6 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário