segunda-feira, 22 de julho de 2013

OAB da Bahia quer que FGV se manifeste sobre erros no Exame de Ordem

*Fonte: OAB/BA.
                    O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, encaminhou ofício ao presidente do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Furtado, na quinta-feira (18), solicitando que ele requisite uma manifestação explícita da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre erros e inconsistências na elaboração e na correção da prova do X Exame de Ordem. Diversas falhas foram apontadas por examinandos e professores em questões nas áreas de direito civil, direito tributário, direito penal e direito administrativo.
                    A posição da OAB da Bahia foi tomada após reunião conjunta das Comissões de Exame de Ordem e de Ensino Jurídico da Seccional. No ofício, o presidente Luiz Viana diz que o controle pedagógico sobre a atuação da FGV deve ser ampliado através da criação de um grupo de trabalho para fiscalizar a elaboração e correção das provas, que tanto pode ser a própria Comissão Nacional de Exame de Ordem, quanto por meio da definição do perfil de cada Banca Examinadora, que deve ser formada por juristas exclusivamente com titulação de doutor, e do conhecimento pela OAB dos seus integrantes. Luiz Viana sugere também a publicação do barema da prova prático-profissional no dia seguinte a sua aplicação, para eliminar especulações acerca da demora para sua divulgação.
                    Para a OAB da Bahia, a prova objetiva precisa evoluir, deixando de ser baseada em avaliação de capacidade de memorização e repetição das leis, passando a provocar os examinandos com conteúdo cognitivo apto a avaliar sua capacidade de interpretação jurídica e de atuação profissional.

Um comentário:

  1. Acabaram de se manifestar: http://img-oab.fgv.br/303/20130723054700-COMUNICADO_XExame.pdf

    Uma verdadeira PALHAÇADA da FGV. Fiz o meu recurso pautado nessa controvérsia da desqualificação do crime, que, pela pena aplicada, deixou subentendido que a qualificadora teria de fato ocorrido, já que o problema não diz nada do contrário. Mas esse é apenas UMAS das ABERRAÇÕES desta prova. É viável entrar com MS contra a OAB-FGV caso o recurso não prospere nesse sentido? Abraços!

    ResponderExcluir