sábado, 15 de janeiro de 2011

Portugal derruba Exame de Ordem para estagiário

*Fonte: Consultor Jurídico.
                    Os recém-formados em Direito em Portugal podem respirar aliviados. O Tribunal Constitucional português derrubou a prova exigida para que os graduados pudessem iniciar o estágio obrigatório antes de receber a carteira de advogado. Para os juízes da corte, a obrigatoriedade imposta pela Ordem dos Advogados viola a Constituição portuguesa.
                    O exame para os estagiários foi criado no final de 2009 pela Ordem portuguesa, sob a batuta do presidente António Marinho e Pinto. Mal começou a ser aplicado e o teste já ganhou desafetos seja entre os estudantes seja entre os escritórios de advocacia. A primeira prova foi aplicada em março do ano passado e teve como índice de reprovação quase 90%. Dos 288 graduados que fizeram a prova, só 32 foram aprovados.
                    Enquanto alguns estudantes recorreram à Justiça para driblar o exame, escritórios de advocacia anunciaram que continuariam contratando estagiários mesmo sem terem sido aprovados, pois confiavam nos próprios critérios de seleção. Quem levou a discussão para o Tribunal Constitucional foi o provedor de Justiça português, Alfredo José de Sousa. A função do provedor de Justiça, figura presente em vários países europeus, é ser o ombudsman da sociedade.
                    Na semana passada, ao analisar a validade da prova, o Tribunal Constitucional considerou que fere a Constituição da República de Portugal. Para os juízes, a obrigatoriedade da prova restringe o direito constitucional de livre acesso às profissões. Mesmo esse direito não sendo absoluto, ele só pode ser restringido por meio de lei aprovada pelo Legislativo, explicaram os julgadores. A prova para os estagiários foi criada por normativa da própria Ordem dos Advogados e, segundo ressaltou o tribunal, não é da competência da instituição criar restrições ao acesso à Advocacia.

Um comentário:

  1. SERÁ QUE SÓ A CORTE CONSTITUCIONAL DE PORTUGAL TEM GORAGEM PARA ENTENDER A LETRA DA LEI SOBRE A INVALIDADE DO EXAME DA ORDEM?
    ONDE ESTÁ O SUPREMO, QUE SE DIZ GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO? INFELIZMENTE A JUSTIÇA NO BRASIL NÃO É MAIS IMPARCIAL, PELO CONTRÁRIO, A BURGUESIA IMPERA DESDE O TEMPO OS TEMPOS ANTIGOS. SÉCULO XXI? A ONDE? AQUI NO BRASIL? NÃO, AQUI NÃO EXISITE ISSO.

    ResponderExcluir