domingo, 6 de março de 2011

Venerável Francisca de Paula de Jesus

                    Devotos e fiéis de várias partes do Brasil e do mundo manifestaram-se pelos mais diversos meios, comentando sobre a alegria de ver Francisca de Paula de Jesus com o título de Venerável.

Ana Lúcia Meireles Leite
Dona de casa - Caxambu MG

Não é surpresa alguma o título de Venerável para nossa Nhá Chica. Apenas a confirmação de todas as perspectivas de todos os anseios em ver concretizada a beatificação de Nhá Chica. É grande nossa alegria em constatar que também no Vaticano as Virtudes desta mulher simples, são reconhecidas. Ela serviu, atendeu, aconselhou todas as pessoas que nela buscavam apoio. Não resolvia, não opinava sem buscar a intercessão da Mãe de Deus. Hoje é a vez da Venerável ser lembrada, beatificada e elevada a honra dos altares. Mais um passo foi dado para que todos reconheçam a humildade, a santidade a vida religiosa da Venerável Nhá Chica.

Laudelino Augusto dos Santos Azevedo
Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil

Nasci e fui criado ouvindo falar de Nhá Chica, frequentando a Igreja e a casa em que morou em Baependi, dentro de uma profunda devoção dos familiares, especialmente de meu pai, que sempre a chamou de Santa Nhá Chica. O reconhecimento, por parte da Igreja através do Papa, de suas virtudes e o título de "Venerável" significam a confirmação do que o Espírito Santo já vem realizando. O modo simples e objetivo de viver o Evangelho, o amor incondicional aos pobres e a fé pura e consistente de Nhá Chica podem e devem ser modelo para todos nós. Nossa região fica edificada e com o compromisso de continuar a sua obra.

Walmor Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente do Conselho Episcopal Regional Leste II, Minas e Espírito Santo

O reconhecimento das virtudes heróicas de Nhá Chica, Venerável, alegra o coração de nós todos, dignifica nossa Igreja e enriquece o horizonte de nosso caminho como discípulos e discípulas de Jesus Cristo, chamados à santidade de Vida. Nhá Chica é admirável como referência de fé e de testemunho de vida. Com a Diocese da Campanha nos alegramos e agradecemos a Deus este precioso presente que nos inspira o caminho no seguimento de Jesus Cristo. Deus seja louvado pelo dom deste testemunho que exalta a figura da mulher, negra, pobre e ornada pela santidade de sua vida, provando-nos que este é o único caminho para a vida que não passa.

Dr. Carlos Augusto Levenhagem
Desembargador - Belo Horizonte (MG)

O reconhecimento pelo Santo Papa das virtudes de nossa Venerável Nhá Chica representa a importância de seus exemplos de piedade, humildade, bondade, reunidos em um santo espírito católico; certo de que Ela continuará a nos amparar e animar a pôr em prática os ensinamentos cristãos de amor e dedicação ao próximo.

Paulo Coelho
Escritor

Um passo muito importante, que comemorei com alegria, ao ver nossa querida Nhá Chica caminhando para a santidade que ela exerceu na Terra, e que continua distribuindo seus milagres com a mesma generosidade da época em que vivia em Baependi.

Nelson Veloso
Militar da Reserva - Rio de Janeiro (RJ)

As virtudes de Nhá Chica e suas bênçãos são como um manto que protege, reforça a fé e orienta principalmente os seus devotos. O reconhecimento do Santo Papa Bento XVI é importante comprovação da intercessão de Nhá Chica para a concessão de numerosas graças que instruem o processo de canonização de nossa Venerável Nhá Chica.

Rilma Aparecida Hemetério
Desembargadora Federal do Trabalho - São Paulo (SP)

Fui tomada por grande emoção ao receber a notícia da concessão do título de Venerável à NHÁ CHICA pelo Papa Bento XVI. Indubitavelmente, é o reconhecimento merecido da nossa pequena (grande) Serva de Deus pelas suas virtudes e humildade, pelo seu amor incondicionado a Deus, a Nossa Mãe Maria e por todos nós que sempre a veneramos e a reconhecemos como ícone de fé. Agradeço a oportunidade para manifestar-me sobre tão importante acontecimento para aqueles que sempre veneraram a "Serva de Deus", que sempre intercede por nós junto ao Altíssimo na concessão de bênçãos e de milagres.
Paulo Paranhos
Professor, Membro do Conselho Municipal de Administração e Manutenção do Museu de Caxambu (MG)

A decisão papal só corrobora uma verdade que já estávamos acostumados a vivenciar: Vox populi, vox Dei, ou seja, Nhá Chica é a santa do povo sul-mineiro.

Carlos Rafael Ferreira
Advogado, Professor, Delegado de Prerrogativas da OAB/MG

Me tornei advogado pelas mãos de Nhá Chica. Muitos trazem testemunhos de graças alcançadas por sua intercessão, muitos ainda trarão notícias, terão consigo este sentimento de acolhida, de proteção, bênção, zelo, de fé. O decreto de Bento XVI vem corroborar, por direito, toda uma vida, santa de fato, consagrada à Virgem Maria, entregue a serviço de Deus.

Carlos Melles
Deputado Federal, Secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais

"A história e obra de fé de Nhá Chica e a sua manifestação na minha vida foram decisivas para que eu me tornasse um homem público comprometido a servir como serviu a "Serva de Deus", cuidando de gente, sobretudo dos que mais precisam. O reconhecimento do Papa Bento XVI é motivo de grande alegria para todos nós que somos devotos de Nhá Chica, nossa Venerável, e certamente, em pouco tempo, mais uma grande santa do Brasil para todo o mundo. Cada vez mais as pessoas conhecem a força de Nhá Chica Por isso, me sinto feliz ao visitar o Santuário em Baependi ou quando recebo os informativos, testemunhando a fervorosa e crescente devoção à Nhá Chica".

Odelmo Leão e Ana Paula Junqueira
Prefeito e Primeira Dama de Uberlândia (MG)

A consagração de NHÁ CHICA com o título de Venerável, que lhe foi conferido pelo Papa Bento XVI, é o reconhecimento de suas extraordinárias virtudes e o mais importante passo no caminho de sua beatificação. Os mineiros de todas as regiões do Estado, com muita fé, humildade e esperança, ficamos na justa expectativa de que NHÁ CHICA logo se transforme em mais uma santa da Igreja Católica, cobrindo Minas Gerais e o Brasil com seu manto protetor e sua bênção divina.

Cassiana Fontes - Jornalista
Varginha (MG)

Quando era repórter, eu tive a grande oportunidade de fazer um especial sobre a vida de Nhá Chica e posso dizer que foi um dos trabalhos mais prazerosos e gratificantes que fiz na minha carreira. Conhecer toda a bondade desta mulher e os "milagres" dela me encantou completamente. Eu posso dizer que me transformei em mais uma devota de Nhá Chica, que já é considerada uma santa pelos fiéis. Fiquei emocionada por este novo título que a deixa ainda mais próxima da beatificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário