domingo, 14 de agosto de 2011

Mês do advogado: manifesto na Justiça do Trabalho em defesa da profissão

 *Fonte: OAB/MG.
                    Respeito pelas férias dos advogados, pela defesa das prerrogativas e agilidade na criação do TRF em Minas Gerais. Essas são as principais reivindicações levantadas pela diretoria da OAB/MG. Para marcar a comemoração de hoje, 11/08, em que é celebrado o Dia do Advogado, aconteceu durante a manhã um encontro dos advogados em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho. Os participantes reuniram-se para manifestar repúdio contra a violação dos seus direitos e garantias profissionais. Segundo Sérgio Murilo Braga, secretário geral da OAB/MG, esse encontro foi um alerta acerca do cumprimento das prerrogativas que, segundo ele, representam essencial instrumento na defesa da democracia e liberdades. “O que a OAB quer demonstrar é que o respeito às prerrogativas dos advogados significa o respeito à cidadania”, resumiu o secretário geral.
                    Para Joel Moreira, vereador de BH e presidente da Comissão Permanente do Terceiro Setor da Seccional mineira, o evento é importante para marcar a campanha pela valorização do advogado, assegurando a defesa permanente das prerrogativas desses profissionais. A presidente da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (AMAT), Isabel das Graças Dorado, completa a fala do vereador comentando que o encontro une os advogados e mostra a cumplicidade entre a OAB/MG e a AMAT. “Os advogados trabalhistas têm sua categoria fortalecida, ao mesmo tempo que percebem o suporte das duas instituições”, explicou Isabel Dorado.
                    Durante o momento de confraternização do encontro, dois participantes que compareceram trocavam ideias a respeito da iniciativa. Márcio Valério Marques Ferraz, advogado das áreas cível e trabalhista, ressaltou a participação da AMAT no manifesto, destacando que a Associação é “bem atuante”, e lembrou de um dos ideais da campanha de Luís Cláudio Chaves, enquanto disputava pela presidência da OAB/MG. “O Luís Cláudio teve como bandeira da sua campanha a defesa das prerrogativas. Hoje em dia, os juízes, advogados e demais servidores da Justiça estão avisados de que, em caso de desrespeito ao profissional, o advogado será defendido”, afirmou Márcio. Ele também lembrou que as prerrogativas de outros profissionais, como os juízes, não estão acima das do advogado, mas que ambas as garantias são igualitárias no que tange à importância das mesmas.
                    A advogada Maria Auxiliadora Morais, também especializada em direito cível e trabalhista, afirmou que, em épocas anteriores, “faltava respeito” com os advogados. Depois da nova composição da diretoria da OAB/MG, ela sente que os advogados estão recebendo mais apoio.
                    Durante o manifesto, foram distribuídas cartilhas informando as prerrogativas dos advogados, tarjas pretas (simbolizando o luto pela violação dos direitos e garantias da profissão), e também o último exemplar da Revista Pela Ordem, que teve edição especial sobre a campanha do mês do advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário