sexta-feira, 25 de maio de 2012

De pai pra filho: Presidente da OAB/MG faz discurso de boas vindas e cobra responsabilidade e persistência dos novos advogados


                    No dia 21 de maio, durante a entrega das carteiras, o discurso do Presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves teve um tom diferente. Ele foi motivado por lembranças de 25 anos atrás. “Eu me lembro quando recebi minha carteira das mãos do meu saudoso pai. Esse é um momento inesquecível na vida de cada um. Podemos seguir outras carreiras, mas a advocacia ...será sempre a nossa referência”. Houve também muita lição sobre qualificação e ética do profissional durante sua carreira jurídica. No público estavam presentes grande parte dos 89 novos advogados que receberam suas carteiras, familiares e convidados. Todos ouviram com muita atenção o que o presidente contou.
                    Luís Cláudio Chaves lembrou sobre a importância do compromisso firmado entre os novos advogados e a Ordem. “Esta é a casa de vocês. Se honrarem a promessa que farão perante essa Diretoria, a OAB sempre estará de braços abertos para vocês”, garantiu. Segundo ele, a entidade não luta por benefícios da classe e sim pela defesa das prerrogativas dos advogados. “É um direito do cidadão ser defendido por um profissional de direito respeitado e valorizado”.
                    Em outro momento o presidente falou sobre a conduta do profissional de direito em dois aspectos: ser ético e se preocupar com sua formação. “Um advogado pode ter um terno mais ou menos, um carro mais ou menos, um escritório mais ou menos, mas nunca uma ética e formação mais ou menos”, ressaltou. Neste sentido, ele explicou como a casa vem apoiando o profissional. Chamou atenção para o alto nível das palestras e cursos promovidos pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MG (ESA). “Conheçam, por exemplo, o Terça com Leis, projeto que realiza palestras voltadas para temas atuais do Direito. É um investimento relativamente barato para o nível dos eventos”, explicou.
                    Para Luís Cláudio Chaves, o estudo é fundamental para o sucesso dos advogados. Ele possibilita manter a consciência da causa defendida, dando segurança para a prestação do serviço com serenidade e responsabilidade. O sucesso na advocacia é algo que vem com o tempo e o serviço bem executado deve ser a melhor publicidade que o advogado pode fazer. “ Ele tem que agir com honestidade em favor de seus clientes. Deve respeito aos seus pares, juízes e promotores, mas de nenhuma forma poderá abrir mão de sua independência, coragem, dedicação e muito estudo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário