Pessoal,
estas são as questões com maior probabilidade de recursos, dentre os comentários:
Prova AZUL
Questão 03 (Ética)
Questão 28 (Administrativo)Questão 29 (Administrativo)
Questão 34 (Civil)
Questão 37 (Civil)
Questão 61 (Penal)
Questão 68 (Processo Penal)
Questão 74 (Processo do Trabalho)
A 08, 65, 64 também...
ResponderExcluirQual é o gabarito destas questões que você colocou??
Thiago
Prova AZUL
ExcluirGostaria de saber se tu iras publicar as razões destas questões passiveis de recurso?
ResponderExcluirGrato.
Pois é, será que tem como disponibilizar os motivos para essas questões serem anuladas??
ExcluirComo disse, muitos dos comentários são pertinentes e servirão de fundamentação.
ExcluirOutros serão publicados no prazo para os recursos.
Brigadinha)))))
ExcluirBoa noite, por gentileza vai publicar as questões passiveis de recurso...?
ResponderExcluirabraço
Clayton
Conforme solicitado acima, tambem gostaria de saber se tu iras publicar as razões destas questões passiveis de recurso?
ResponderExcluirQual o tipo de prova a que se refere?
PROFESSOR ESSA OAB E A TREVA, UMA MAQUINA DE FAZER DINHEIRO!! ´PROVA MALUCA SOH!!! NAO SEI NEM O QUJE ESTUDAR, OS BACHAREIS PARECE QUE TEM OBRIGAÇÃO DE SABER TUDO !!! NEM OS MAGISTRADOS E ANALISTAS ATUANTES NAO SABEM TUDO.. QUERO MESMO E SABEM ATE ONDE ISSO IRÁ; ATENÇÃO FGV VAMOS DELIMITAR O TEM, OU ENTAO OS BACHAREIS VAO TER QUE INVOCAR CHICO XAVIER O GRANDE SABIO ESPIRITUAL PARA LHE AJUDAR.....
ResponderExcluirAcho um absurdo ter pegadinhas na Prova da OAB. Deveria ser proibido. Não vamos trabalhar com pegadinhas no caso concreto, mesmo que porque nenhum Juiz irá admitir que se coloque uma pegadinha numa Petição Inicial.
ResponderExcluirprofessor por favor me ajude eu não sei mais o que fazer estuda e na hora eles contradiz o que esta em lei,costume e em aula etc...
ResponderExcluira prova de numero 3 amarela:
aquestão 52:
sobre marcas é correto afirma que:
(A)a marca de alto renome é sinonimo de marcas notoriamente conhecida
esta em no sites e em aula e eles disseram que não
alternativa (C)
outra
o prefeito matou crime comum e TJ eles disseram que não
crime comum 1ª instancia
Excluircrime comum, o enunciado da questão foi só pra nos confundir, ele praticou crime comum.
ExcluirNegativo. Aresposta é o TJ, pois está amparado no art. 29 CF. Nada pode ser maior.
ExcluirQuestão terá que ser anulada.
Sim, pois o gabarito está em conflito com a nossa Lei Maior.
ExcluirDoutrina e a jusrisprudência, portanto, tem assinalado que em se tratanto de crime comum a competência é do TJ do Estado. Mas essa competência não se manifesta de forma expressa na CF (artigo 29 X do CF).
ExcluirNo entanto, não serão todos os crimes comuns praticados pelos prefeitos julgados pelo TJ do Estado. A competência da justiça estadual sucumbirá diante da competência da Justiça Federal, pois aquela tem caráter residual frente a esta. Quando a competência for da Justiça Federal, portanto, o prefeito deverá ser julgado pelo Tribunal Regional Federal.
“SUMULA 208 do STJ – Compete à Justiça Federal processar e julgar prefeito municipal por desvio de verba sujeita a prestação de contas perante órgão federal”.
A questão 45, é passível de anulação, que versa sobre o duplo grau de jurisdição obrigatório da Fazenda Pública, de acordo com o Art.475 do CPC. Também a letra "A" está correta. " se aplica o duplo grau de jurisdição obrigatório a toda decisão proferida contra Fazenda Pública";
ResponderExcluirEsta
Sonia Cristina, ver art. 475 § 2º do CPC, onde, caso haja decisões desfavoráveis á Fazenda Pública, desde q inferiores a 60 salários mínimos, não haverá recurso ex officio.
ExcluirOu seja, não é obrigatório o recurso em toda decisão proferida contra a FP...
Qual são as razoes para os recursos nobre professor?
ResponderExcluirTá na hora de alguém com decencia e compostura dar um basta nesta insana forma de se avaliar os bachareis de direito.Pareçe que é prova pra ser o ministro de justiça e ou o melhor advogado do Brasil.É uma vergonha tal situação , "acorda Brasil"
ResponderExcluirCaro colega, desculpe-me, mas talvez seja para que não tenhamos na ilustre profissão doutores advogados usando "Ç" onde não tem!...é o que me PARECE!
ExcluirO pior disto tudo, é termos em uma prova destas, por MAIS DE UMA VEZ, a Ação ReSCisória escrita de forma errada... lamentável...
ExcluirMas é besta me Deus...se prestou a prova provavelmente nem passará por prestar atenção só nos erros de português, deveria está em sala de aula alfabetizando!aff
ExcluirPessoal, estou preocupado com as razões das anulações.... não vejo muitas publicações... será que realmente irão anular alguma questão (se anularem, máximo 1)... que desespero total hein..!!???
ResponderExcluirProessor, pelo amooor, quais as razões dos recursos? Estou com 39 questões, preciso saber.
ResponderExcluirPosta a razão pelo amor de Deus, vamo fazer recurso pessoal, porque pagar 200 reais cada prova é palhaçada, dessa ultima arrecadaram 2 milhoes, e dizem que é só para o custo da prova.
ResponderExcluirFoda.
Por Favor professor quais as razões? Pois assim como um colego do blog tbm estou com 39.
ResponderExcluirVamos la pessoal vamos faezr recurso.
a questão de crime cometido por prefeito também caiu no exame passado e, a resposta foi o TJ. Caiu a mesma pergunta e eles deram o gabarito errado. Pergunto: nós estamos preparado ou a ordem junto da FGV é quem não está preparada sequer para dar o gabarito certo? quanto mais elaborar exame. Percebo que a ordem não é taõ competente quanto nós somos como baxaréis. Que vergonha...
ResponderExcluirbacharéis!!!!
ExcluirO camarada não sabe nem escrever e ainda quer ser aprovado na OAB.
ExcluirDoutrina e a jusrisprudência, portanto, tem assinalado que em se tratanto de crime comum a competência é do TJ do Estado. Mas essa competência não se manifesta de forma expressa na CF (artigo 29 X do CF).
ExcluirNo entanto, não serão todos os crimes comuns praticados pelos prefeitos julgados pelo TJ do Estado. A competência da justiça estadual sucumbirá diante da competência da Justiça Federal, pois aquela tem caráter residual frente a esta. Quando a competência for da Justiça Federal, portanto, o prefeito deverá ser julgado pelo Tribunal Regional Federal.
“SUMULA 208 do STJ – Compete à Justiça Federal processar e julgar prefeito municipal por desvio de verba sujeita a prestação de contas perante órgão federal”.
A pergunta sobre o prefeito caiu PARECIDA com essa do exame VII, mas o tip de crime é diferente.Na CF, art. 29 , deve-se er julgado pelo TJ os crimes por crimes por conduta dos atos praticados no CARGO....crimes de outras espécieis e pela sumula 702 do STF. Portanto se vcs pegarem a questao do exame anterior a pergunta nao é mesma. Sao perguntas diferentes, o enunciado no inico é igual, mas verifiquem o fnal das perguntas. a resposta justiça estadual de 1a. Instancia et correta.
ExcluirEstou com 38, mas ainda tenho esperanças. Vamos botar recurso, pq pagar 200 reais e não passar, é duro demais! E ainda, em 2013 tem filosofia hein, desse ano nao pode passar nossa aprovação!
ResponderExcluirÉ, realmente, bacharel com "X" é uma vergonha
ExcluirInfelizmente, acredito que a OAB junto com FGV são capazes de modificarem a Lei, rasgar a Constituição e assim por diante, é um verdadeiro absurdo a resposta da questão 67 do caderno 3 (amarelo, dizer que um prefeito que comete crime contra a vida será julgado pela Justiça Estadual de 1ª Intrância, quanto na questão 69 do mesmo caderno pedem a Incorreta, eles dão como veradeira a correta. Me comprem um bode!!! O pior é que eles não teem a coragem de corrigir esses desmandos de OFICIO.
ResponderExcluirOlá pessoal, to vendo muita gente perdida aqui, acabei de criar um grupo pra gente debater as questões, vamos ver quem tá com 37, 38, 39 pontos, quais questões estamos com mais dúvidas, quais direcionaremos os nossos recursos. Vamos lá, entrem no grupo!!!
ResponderExcluirdebatendorecursosdaoab@yahoo.com.br
entrem!!!
estou tentando mandar e-mail para esse endereço, porem ele da erro.
ExcluirOK, AS QUESTÕES DO "MÉVIO, DO PREFEITO E DAS MARCAS" DEVEM SER ANULADAS.
ExcluirA questão 64 do caderno Azul também não é passível de recurso??? Ainda não estudei direito o assunto, mas o crime de violação de sepultura nao se consuma com o simples ato de violar a sepultura?
ResponderExcluirNão. Se não houver o defunto no interior da sepultura, restar-se-á impossível a configuração do ilícito.
ExcluirOnde está escrito isso no tipo?
ExcluirViolar sepultura - violar - é o verbo do tipo e ele claramente na questão pratica. Ainda tentar o crime do 211. Questão passível de anulação!
Quais são os fundamentos de recurso para as questões mencionadas?
ResponderExcluirPessoal, posso estar enganado, mas pesquisando no livro do Capez, vol 2, na questão 64 do caderno azul, a ação nuclear consiste em a)violar, devassar, abrir, descobrir, destruir, no caso, sepultura ou Urna Funerária; b) profanar, tratar com desprezo, ultraje, macular, aviltar. Consuma-se com a violação ou profanação de sepultura ou Urna Funerária. Conclui-se que a assertiva "A" não é a correta também.
ResponderExcluirParece que sim...Mirabete traz da mesma forma... sem mencionar se é necessário ter ou não cadáver em seu interior, que inclusive a própria definição do crime deixa de lado...acredito que é passível de anulação, entretanto, penso que quanto mais recursos sobre uma mesma questão, mais facil a anulação.
ExcluirProfessor qual o prazo do recurso????
ResponderExcluirO primeiro passo quando da feitura de concurso, quiçá do exame da OAB, é ler o edital.
ExcluirCREDO
ExcluirAmigos pelo que compreendi pela questão 64, a letra B) O crime de infanticídio, por tratar-se de Crime próprio não admite coautoria. também está correta, pois pode haver participação e não coautoria...! recurso?
ResponderExcluirPessoal,
ResponderExcluiralguns comentários - enfrentando algumas questões - são bastante pertinentes e certamente servirão de fundamentação para alguns recursos.
Prazo para recorrer:
"5.2 O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, das 12h do dia 7 de junho de 2012 às 12h do dia 10 de junho de 2012."
Carlos Rafael Ferreira
www.carlosrafaelferreira.blogspot.com
Foram vários erros alguns poderíamos até deixar passar, como por exemplo, a questão 58 do caderno AZUL. No 1º paragrafo o prefeito decide fazer um parque, só que não diz que tipo de parque. No 2º paragrafo ele diz que vai fazer um parque municipal, mas não especifica o tipo de parque, se é um Parque nacional ou um parque como o Parque municipal Santos Dumont em São José dos Campos,que é Parque temático e lazer.
ResponderExcluirPodemos pedir para a LFG e a OAB emendar a pergunta né professor??
Atenciosamente
Aluísio Freitas.
É verdade. Não era nem de preservação, era mesmo um parque de diversão, e custou mais de 20 milhões dos nossos bolsos.
ExcluirBoa noite prezado Professor Carlos, lendo e relendo algumas questoes da prova do VII exame da oab, observei que na questão 80 da prova amarela tem duas questoes certas, se eu estiver errada por favor me corrija. Com relação as decisões interlocutórios na justiça do trabalho não cabe recurso, mais isso de imediato, pois baseado nas sumulas 212 e 414 do TST correto ou não? Não seria então uma questão para se analizar como 2 alternativas corretas? obrigada.
ResponderExcluirProva azul, questão 39":
ResponderExcluir"Em relação à responsabilidade civil, assinale a alternativa correta:
respondi como corrte a letra "A" que diz: A responsabilidade civil objetiva indireta é aquela decorrente de ato praticado por animais."
GABARITO FGV:
alternativa "B"
"O código civil prevê expressamente como excludente do dever de indenizados danos causados por animais, a culpa exclusiva da vítima e a força maior".
Entendo que está errado, pois neste caso as excludentes são a força maior e culpa exclusiva, sendo que os danos causados por animais o dono responde objetivamente.
Att, Débora KLein
Débora se um assaltante estiver fugindo da poliçia e pula no seu quintal, e se o seu cachorro venha a matá-lo, vc acha que deveria responder por danos objetivamente??
ExcluirFala sério!!!
Poliçia com ç??????????????
ExcluirFala sério!!!!!!!!!!!!!!!!!
Perfeito o exemplo do assaltante.
ExcluirAnônimo 30/05 18:05
ExcluirSe você analisar a questão e o artigo de lei verá que o dono não responde nas hipóteses de culpa exclusiva da vítima ou força maior, ou seja, se o assaltante fugir da "poliçia", tem-se neste caso a culpa exclusiva.
Leia com mais atenção o comentário antes de ser irônico.
Segue:
Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.
O EXEMPLO ANTERIOR, EM QUE A AFIRMACAO DO LADRAO QUE PULA EM SUA CASA E DEPOIS ATACADO PELO CAO, POR EX, ESTARIA CORRETA. MAS NAO PODEMOS GENERALIZAR TAL FATO. POIS O CAO, COMO EX, PODERIA ATACAR ALGUEM TRANSITANDO EM UMA CALCADA, NO MOMENTO EM QUE SE SOLTASSE DO DONO... E AI!!!! NINGUEM SE RESPONSABILIZARIA PELOS DANOS CAUSADOS AS PESSOAS....
ExcluirEsqueçe... Parece papo de bêbado. Vocês falam a mesma coisa (se não provar culpa da vítima ou força maior)Então??? é a essa mesmo pow. Difiçil!!!
ExcluirLê o 936 do CC de 2002 cabeças.
A opção letra (a) nesse caso deixa vaga a responsabilidade objetiva indireta. Pois ela pode acontecer sim, mas com a excludente do 936...Entendeu??? Não??? ai é outra coisa.
Quanto a questão n° 61 da prova branca: "Aquele que, desejando subtrair ossadas de urna funerária..."
ResponderExcluirPenso que a alternativa D está correta (há homicidio privilegiado quando o agente atua sob a influência de violenta emoção)pois é passífico o entendimento, tanto jurisprudencial quanto doutrinário (Mirabete), que sob violenta emoção o crime de homicídio se torna privilegiado...independentemente de que tal emoção deve ser provocada pela vítima, uma vez que a causa foi omitida pela FGV, tal afirmativa (D) da maneira que foi descrita está correta.
O que vocês acham?
correção própria... pacífico.
ExcluirEu só queria entender, me desculpe caro colega, ele matou a sepultura ou os ossos que não existiam??
ExcluirEu só queria entender. ......
ExcluirSe o artigo 210 do CP é claro quanto ao crime cometido por quem viola sepultura, por qual razão a FGV considera essa a correta????
ExcluirOK, desculpe, talvez eu não tenha sido suficientemente claro...
ExcluirOcorre que a questão de n° 61 da prova branca possui várias afirmativas, com seu enunciado dizendo apenas,"Assinale a alternativa correta".
Quando descrevi "Aquele que, desejando subtrair ossadas de uma sepultura..." foi com o intuito de facilitar a localização da questão para quem possui prova de outra cor.
Por fim descrivi a justificativa de um possível recurso para tal questão, que fala sobre homicídio privilegiado.
Sobre a outra pergunta...
"Se o artigo 210 do CP é claro quanto ao crime cometido por quem viola sepultura, por qual razão a FGV considera essa a correta????".
Pelo mesmo motivo que outras questões são passíveis de anulação...descuido na elaboração.
Espero que tenha ficado claro...
Abraços.
Csraca
ResponderExcluirPior do que lidar com as irregularidades da prova da oab que nótoriamente é elaborada por pessoas que não entendem muto da area tendo em vistas as barbaries que somos obrigados a aceitar nas questões que em sua maioria estão completamente erradas ou com enunciados que só confundem os candidatos, é realizar a prova em um local que tem uma festa rave do outro lado da rua,conforme ocorreu em Curitiba.Foi praticamente impossivel se concentrar com tamanho barulho.
ResponderExcluirolá queridos! sobre a questão n° 60 da prova amarela, que versa sobre Zenão e Górgias, tem duas respostas certa, a letra A e a B. Pois na B afirma que responderão por homicídio doloso qualificado e consumado, certíssima, vez que de acordo com a doutrina domimante quando pelo método de eliminação, os dois deram causa direta à consumação do crime, ambos respoderão por homicídio, apenas respoderiam por tentativa, caso não se soubessem qual conduta levou ao resultado morte. Mas se o resultado foi pela soma das duas condutas, os dois responderão.
ResponderExcluirPROFESSOR GOSTARIA QUE FOSSE PASSADO ALGUNS ARGUMENTOS DAS QUESTÕES ANULADAS PARA POSSIVEL FUNDAMENTAÇÃO NOS RECURSOS, POIS FIZ 38 E A QUESTÃO DO PREFEITO ASSINALEI, O TRIBUNAL DE JUSTIÇA COM A MUDANÇA DE GABARITO PASSARIA PARA 39, E TENHO FÉ EM DEUS QUE OCORRERÁ ISTO OBG.
ResponderExcluirexiste a possibilidade da oab não anular as questões, mesmo sabendo que vai professores e a propria doutrina condena a anulação, poderemos entrar com mandado de segurança para realizar a prova da 2ª fase
ResponderExcluirprofessor existe a possibilidade da oab não anular as questões comentadas por diversos professores de cursinhos e na propria doutrina, nesse caso, podemos entrar com mandado de segurança para a realização da prova da 2ª fase
ResponderExcluirAlmeida
ResponderExcluirSerá que realmente a FGV, possue capacidade para formular esta prova? Sinceramente, não acredito, pois não entendem nada, as alternativas são escolhidas aliatóriamente, sem tomar por base as leis vigentes em nosso país, será que o STF desconhece isso?
A própria OAB em sua ultima prova deu a resposta para todos essas perguntas! Lembram que tinha uma questão de direitos humanos?!!!
ResponderExcluirEntão, nada se resolve no Brasil, esgotadas todas as possibilidades, deveriam recorrer ao “Protocolo à convenção America de Direitos humanos” Princípios básicos:
“Todos os direitos inerentes aos seres humanos como a vida, educação, saúde, igualdade, liberdade, segurança, cultura, acesso a justiça, nacionalidade, trabalho, etc”...
Fazer uma denuncia séria, bem fundamentada, inclusive os julgamentos que estão tramitando contra esse exame. Mostrar todos os fatos, e os milhões que arrecadam deixando 90% reprovados, para arrecadar mais no próximo exame, com uma taxa de R$ 200,00 num pais onde o salário mínimo é de R$ 622,00.
Fora do Brasil existe o exame, com seriedade, com pessoas capacitada para aplicar a prova, sem intenção de arrecadação que a OAB tem como prioridade, ao passo que deveria ser “aplicar uma prova” para medir conhecimento, e não essa bagunça que se tornou o Exame da “Ordem dos Advogados do Brasil”
A FGV, tem que acabar com: Pegadinhas nas provas, e a OAB, diminuir o valor da taxa cobrada na realização do exame da Ordem, bem como, formular questões razoáveis. caso isso não ocorra, que acabe a prova da oab.
ResponderExcluirminha opinião