quinta-feira, 2 de agosto de 2012

(G1) Outras frases do 1º dia #Mensalão

*Fonte: G1.
Joaquim Barbosa, ministro do STF e relator do processo
“Nós gastamos quase uma tarde inteira a debater essa questão do desmembramento do processo a pedido do réu Marcos Valério. Aguarda-se única e exclusivamente o julgamento. Ora, nós precisamos ter rigor no fazer as coisas neste país. O mais alto tribunal deste país decidiu, não vejo razão, me parece até irresponsável voltar a discutir essa questão.”

Ricardo Lewandowski, ministro do STF e revisor do processo
"Estamos sim, diante de um aspecto novo, de uma questão inconstitucional ainda não enfrentada pela Corte. O desmembramento foi feito em um julgamento apertado na época. É consenso entre os juristas que a competência pode ser arguida a qualquer tempo.”

Ricardo Lewandowski, ministro do STF e revisor do processo
"A prerrogativa de foro é uma exceção e deve ser interpretada para situações absolutamente excepcionais àqueles que têm por força de constituição."

Marco Aurélio Mello, ministro do STF
"Esse caso só está chegando a julgamento graças ao modelo de prerrogativa de foro. É bom dizer isso em alto e bom som. Se este processo estivesse por aí, estaria passível de prescrição, com todo o tipo de manobra que possa ser feita."

Rosa Weber, ministra do STF
"O desmembramento desse processo já foi objeto desse plenário em mais de uma oportunidade."

Marco Aurélio Mello, ministro do STF
"Vossa excelência me atribuiu a paternidade e eu estou excomungando o filho". (sobre sua posição pela competência do tribunal, interropendo discurso do ministro Luiz Fux)

Dias Toffoli, ministro do STF
"Farei a leitura (do voto) para homenagear a cadeira que sento, do sempre ministro Sepúlveda Pertence. Se se verifica que há conexão (entre as causas e os réus), se mantém a causa aqui."

Cezar Peluso, ministro do STF
"Se a matéria está sempre em aberto, não há impossibilidade (de se voltar a discuti-la), de certo enquanto não acabar o julgamento. Assim, vai se passar o resto da vida discutindo a mesma matéria."

Marco Aurélio Mello, ministro do STF
"O desmembramento, querido a meu ver, não implicará retrocesso, mas a baixa do processo à Primeira Instância aparelhado para julgamento."

Celso de Mello , ministro do STF
"O STF fará um julgamento justo, imparcial, isento e independente."

Ayres Britto, presidente do STF
"Nós temos um longo caminho pela frente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário