domingo, 21 de outubro de 2012

Bacharel estuda até de madrugada para exame final da OAB

*Fonte: G1.
Mais de 51 mil candidatos prestam segunda fase neste domingo.
Exame final começou às 14h e tem duração de cinco horas.

                    Mais de 51 mil bacharéis em direito realizam neste domingo (21) a etapa final do Exame de VIII Ordem Unificado. Em São Paulo, os portões do campus da Uninove, unidade Vergueiro, foram fechados às 14h. Os candidatos comentaram a dificuldade da prova ao G1.
                    “A faculdade de direito é um sonho que tenho desde criança. Tive que criar meus filhos e ter uma vida estável para realizar esse sonho”, afirmou o gerente comercial Edson Luiz da Silva, 41, que conta ter passado as madrugadas estudando para o exame. Nos últimos dez dias, praticamente não dormiu, diz. “A primeira tentativa com certeza ajuda nesta segunda. Estou menos nervoso e mais confiante.”
                    A segunda fase do Exame da OAB começou às 14h e tem duração de cinco horas. Segundo a OAB, dos 117.884 candidatos que se inscreveram para a prova, 51.246 passaram à fase final, com 44,75% de aprovação nesta primeira fase.
                    Silva presta o exame no campus Vergueiro da Uninove com o amigo Edson Barbosa, 43, formado em ciências contábeis. Ele trabalha na área de consultoria contábil de um escritório tributário, por isso, resolveu fazer direito para ser advogado na área. É a primeira vez que passa para a segunda fase, em duas tentativas.
                    “O direito será como um complemento para minha carreira, já que estão bem ligadas. A expectativa é de uma prova difícil e devo ficar até o final, para conseguir responder tudo”, disse.
                    O metroviário Edvaldo Sales Otoni, 46, afirmou que é a segunda vez que presta o exame e vai para a segunda fase. Ele preferiu responder às questões de direito tributário e diz que é “um sonho e uma possibilidade para uma nova carreira”.
                    Otoni afirma que pretende prestar concurso. "As universidades não preparam para a prova", afirma ele, que fez cursinho. “Você só vê tudo superficialmente.”
                    Para Guizaly Aguillera, 22 anos, o objetivo é superar a última tentativa, em que não passou por 0,3 pontos. É a quarta vez que ela presta o exame, e a terceira em que passa para a segunda fase. Formada desde dezembro de 2011, ela diz que pretende responder às questões de tributário.
                    “O número de candidatos é muito grande. Minha expectativa é uma prova mais difícil, já que muitos candidatos passaram para essa etapa”, afirmA. “É uma prova justa, que exige os conhecimentos que o bacharel precisa ter, mas como cada um faz a correção de uma forma e interpreta as respostas”, diz.
                    A OAB vai divulgar o padrão de respostas (gabarito) da prova no dia 5 de novembro. O resultado preliminar final será divulgado em 8 de novembro, quando os candidatos poderão entrar com recursos.
                    O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário