domingo, 8 de junho de 2014

Artigo: "BH como celeiro de atletas"

Joel Gomes Moreira Filho
*Advogado, professor universitário e vereador de BH

Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras com maior potencial esportivo, porém, essa possibilidade ainda é mal aproveitada pelos governantes. A capital apresenta respeitados times de futebol e um reconhecido centro de formação de atletas, como o Minas Tênis Clube, além de outros clubes que já foram tradicionais no cenário brasileiro, como o Mackenzie e o Ginástico, cuja falta de incentivo por parte do poder público e setor privado os tornaram coadjuvantes em competições, isso, quando conseguem disputá-las. Essas agremiações poderiam fazer muito mais para o sucesso do esporte nacional. Fico à vontade para analisar essa situação porque fui atleta de judô e conquistei campeonatos estaduais em três oportunidades.
Vivemos um momento mais que propício para o incentivo ao esporte e a capital mineira não deve desperdiçar essa oportunidade. A Copa do Mundo é um megaevento esportivo e é um importante estimulador para que o poder público e empresários pensem em projetos e ações para estimular atletas e a prática esportiva. Apresentei um projeto na Câmara Municipal de Belo Horizonte para a criação de uma Fundação Municipal para a criação de uma Fundação Municipal como captadora de recursos de empresas para fomentar o surgimento de novos talentos esportivos e, ao mesmo tempo, garantir retorno aos patrocinadores.
Atualmente, existe uma legislação federal que beneficia as empresas que fazem doações para o esporte. Trata-se de um processo que permite a pessoas físicas e jurídicas apoiarem , financeiramente, projetos desportivos e paradesportivos com um incentivo fiscal. Esse processo chega a cerca de R$ 400 milhões por ano.
Os recursos levantados pela Fundação Municipal seriam aplicados na melhoria do esporte em BH com a construção, por exemplo, de um parque aquático moderno para desenvolver e propiciar o aparecimento de outras referências mundiais como César Cielo – campeão Olímpico e Mundial – e, Thiago Pereira – multicampeão Panamericano e considerado um dos atletas mais talentosos da natação.
Atualmente, a única opção mineira em espaço aquático, até mesmo para o recebimento de grandes competições nacionais e internacionais, está no complexo esportivo Minas Tênis Clube. Entretanto, para sediar esses torneios, os treinamentos das equipes são suspensos.
Estou empenhado para captar recursos do setor privado sem onerar o município. Além da construção de complexos esportivos, o poder público ainda precisará criar situações para que a população tenha acesso e o espaço seja amplamente utilizado para grandes eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário