quinta-feira, 16 de julho de 2015

MPF abre inquérito para investigar ex-presidente Lula

*Fonte: terra.
Procuradoria formalizou investigação sobre suposto tráfico de influência do ex-presidente em favor da construtora Odebrecht

                    A Procuradoria da República no Distrito Federal informou nesta quinta-feira (16) que abriu inquérito para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por possível tráfico de influência no exterior em favor da empresa Odebrecht. O Ministério Público formalizou a abertura da investigação depois de apurar indícios contra o petista em um procedimento preliminar. No fim de abril, a Revista Época informou que Lula era alvo de uma investigação na procuradoria do Distrito Federal. De acordo com a reportagem, o Ministério Público Federal (MPF) apurava a relação entre viagens do ex-presidente, bancadas pela construtora, para supostamente obter contratos para a empreiteira em países como Cuba e República Dominicana. Naquele momento, no entanto, o petista era alvo de um procedimento chamado Notícia de Fato (NF), que agora foi transformado em um Procedimento Investigatório Criminal (PIC).
                    Segundo dados divulgados pela mesma reportagem da revista, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou o financiamento de pelo menos US$ 1,6 bilhão para a Odebrecht realizar obras nos países após o já ex-presidente se encontrar com chefes de Estado de Gana e da República Dominicana. Lula negou agir como lobista da empreiteira. O inquérito é mais abrangente que a NF e permite uma atuação mais ampla do procurador para investigar Lula. O Ministério Público Federal (MPF) poderá, por exemplo, pedir à Justiça quebra de sigilos ou compartilhamento de informações da Operação Lava Jato, que investiga a empreiteira no escândalo de corrupção da Petrobras.
                    Nos procedimentos preliminares, o MPF pediu para o Instituto Lula informar a agenda oficial do petista entre os anos de 2011 e 2014. Solicitou também detalhes de quem bancou viagens ou palestras que o ex-presidente realizou em países da América Latina e África. A procuradora Mirella de Carvalho Aguiar também enviou requerimentos para a Odebrecht e o BNDES darem detalhes sobre os contratos. A assessoria da procuradoria não deu detalhes sobre quais elementos levaram à abertura do inquérito. A investigação tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário