*Fonte: atribuna.com.br
A Ordem dos Advogados do Brasil vai liberar na próxima terça-feira o gabarito do Exame da Ordem Unificado 2010 (número 140), realizado neste domingo na Universidade Paulista (Unip), em Santos. Segundo o advogado Marcus Vinicius Lourenço Gomes, coordenador regional da prova da OAB-SP, a lista com os aprovados para a segunda fase será divulgada nos próximos dias.
Quem acertar no mínimo 50% das 100 questões de múltipla escolha nesta fase estará habilitado para a próxima, que acontecerá no dia 28 de fevereiro. Nessa fase, o candidato terá cinco horas para fazer uma prova prático-profissional, que inclui a redação de peça jurídica e de cinco questões, segundo a área do direito escolhida.
Quem acertar no mínimo 50% das 100 questões de múltipla escolha nesta fase estará habilitado para a próxima, que acontecerá no dia 28 de fevereiro. Nessa fase, o candidato terá cinco horas para fazer uma prova prático-profissional, que inclui a redação de peça jurídica e de cinco questões, segundo a área do direito escolhida.
Na prova deste domingo, dos 915 candidatos previstos, 28 não compareceram. “O exame ocorreu de forma tranquila e houve apenas uma eliminação”, explicou Gomes. Um candidato foi flagrado portando relógio. “Como o edital é claro, e em vários locais havia aviso, tivemos que anular a prova dele”. Durante a realização do exame é proibida a utilização de aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc, bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné e gorro.
A aprovação no Exame da Ordem é uma exigência da lei 8.904/94 para o exercício da profissão de advogado. Todas as questões da prova unificada foram elaboradas pelo Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) instituição ligada à Universidade de Brasília.
Boa tarde,
ResponderExcluirPrestei o exame de ordem e achei bem difícil. Acho essa profissao umas das "piores" visto que além de estudar cincos anos o aluno ainda tem que passar nesse tal exame, e mais a prova tem DUAS etapas!!! Depois disso o cara ainda tem que pelos próprios meios bancar o seu escritorio ou entrar em escritorio alhei para ganhar uma miséria, exceto se já tiver alguém de renome na família trabalhando na area... Enfim, nao era de se esperar outra coisa, afinal estamos no meio de ADVOGADOS!!!
Nao acho que a Justiça que tanto se fala no curso de direito está sendo feita....
Se Deus for como os advogados nao se salvará um ser na face da terra!!!!
Boa tarde.
ResponderExcluirIsso sim, é um verdadeiro DESABAFO !
Abraço,
Carlos Rafael Ferreira
É uma vergonha total essa OAB, com esse exame que não ensina ninguem a nada e tambem não leva a nada, agente estuda 5 anos, faz estagio, que não serve pra nada e aionda temos que nos sbmeter a essa pouca vergonha, aí é que nasce os picaretas da advocacia!!!! é um desabafo!!!!!
ResponderExcluirJá prestei 10 exames e fui pra segunda fase em 6, porém, as peças que faço são perfeitas pois já trabalho na area desde que me formei em 2001, e não consigo passar, as minhas notas em comparação a outros candidatos é muito superior, e em recurso não consigo passar, e colegas bem abaixo da média passam!!!! que critérios absurdos são esses que ninguem entende!!! isso só deixa agente indignado, e desanimado é um verdadeiro absurdo, SERÁ QUE O DURSO PASSA NESSE EXAME??????
ResponderExcluirTomo por minhas as palavras do anônimo acima, pois, formei em 1998, fiz um monte de exames, já fui para a segunda fase por diversas vezes e nada, muito menos com recurso. Trabalho como um envergonhado e constrangido estágiário e mal ganho para sustentar minha esposa, e ainda sou obrigado a me submeter a um exame ilegal e inconstitucional. Só Jesus em minha vida!!! Que Deus nos abençoe Bacharéis!!!!
ResponderExcluirEspírito Santo do Pinhal-SP.
êta vida !
ResponderExcluirAnonimo, diz.
ResponderExcluirRealmente sou obrigado a concordar com o Coolega acima, Esse Esses exames de Ordem é realmente uma Vergonha, Parece coisa mandada parece que somente passam aqueles..........chamados de afilhados, Não sei ate o presente qual o critério pela banca examinadora, será que eles passariam em uma prova desta?, Torço realmente para que saeja aprovado a extinção desse Monstro que chamamos de Exame de Ordem, q1ue só levanta verba a cada exame. Acorda Durso, a Sociedade Acordou faz tempo e como faz!
O que não entendo é como a classe dos Bacharéis em direito aceitam tamanha humilhação, eis que após passar no minimo 05 Anos nos Bancos de uma universidade, recebendo aula, até mesmo de professores Profissionais do Ramo, sem doutorado,que explica que a base do direito são os códigos, as Leis em fim, sem eles não se aplica a justiça. Pois bem,não existe Uma Interposição no Judiciário sem a devida fundamentação ( Consulta aos Códigos)(, Não existe uma Interpósição de quauqer Recurso em qualquer area que não precise de uma Boa Fundamentação.(Consulta a Códigos) doutrinas e etc...Assim não vejo razão para a existencia do EXAME DE ORDEM, se para tudo é necessário uma Consulta aos velhos e quertidos Códigos e suas Leis."Eis que até os dias de hoje não tenho conhecimento de que UM ADVOGADO tenha fgeito qualquer pedido ou qualquer defesa sem a Consulta dos Códigos - Doutrinas, e Jurisprudencias) Então a PERGUNTA é Prá Quê O EXAME DFE ORDEM, se todo o conhecimento Jurídico estão nos bancos das Universidades e nos Códigos. E mais observe quequando uma peça IInicial é distribuida, e nela exista algo faltando o Próprio Judicário, despacha Emende ou adite o autor a peça inicial sobtre tal ponto. Isso deixa Claro Como Agua Cristalina que mesmo os advogado habilitados, continuam aprendendo. Será que eles Passartiam nesses EXAMES de ORDEM? OPbrigado é apenas um DESABAFO
ResponderExcluirMuita calma amigos no fim tudo dá certo, "É melhor pensarmos assim"
ResponderExcluiressa prova da oab ta parecendo pra de concurso público!! nao mede conhecimento nenhum!!!
ResponderExcluir