quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dicas de estudo – Primeira Fase – Concursos e OAB (Professor Madeira)

"Tenho recebido vários emails em que colegas me pedem dicas de estudo para concursos públicos e também para a OAB. Decidi agrupar estas dicas em um único post, pois o estudo para a OAB e para os concursos públicos, em sede de primeira fase, é o mesmo. A diferença entre ambos é unicamente percentual. Na OAB é necessário 50 pontos para ir para a segunda fase. Nos concursos, em regra você precisará de pontuação entre 70 a 75% para passar na primeira fase. Vamos às dicas.

1 – Estes concursos não são concursos para “jurista do ano”. Vejo gente se preocupando com classificações (as vezes estapafúrdias)… É claro que classificações caem em prova, mas não são elas que te impedem de fazer a pontuação necessária – elas são minoria. Concurso para jurista do ano exige classificações, OAB e concurso público não.
2 – Saiba a letra da lei. Boa parte das questões de primeira fase vem da letra da lei. Nosso sistema de provas, lamentavelmente, exige este conhecimento. Saiba então o que dizem as leis e a CF também.
3 – Saiba a jurisprudência dos tribunais superiores (STF e STJ). Você precisa conhecer a posição dos tribunais superiores para poder conseguir fazer mais pontos. Leia os informativos do STF e do STJ para isso (as súmulas também). Ah, aqui no Blog também sempre coloco posições interessantes destes tribunais.
4 – Faça muito teste. Se você é ruim em testes (como eu era quando prestava concurso), então o caminho é treinar muito. Mas, aprenda com os testes. Entenda porque errou. Somente fazer testes não adianta nada.
5 – Revise a matéria constantemente. A menos que você seja um gênio (o que não é o meu caso, por exemplo), é preciso constantemente rever a matéria. Daí a importância de ter um bom caderno. Eu procurava rever a matéria toda a cada 4 meses.
6 – Pode parecer contraditório, mas cuidado com a internet. Somente entre em sites confiáveis com fontes confiáveis. E como saber se o sujeito é confiável. Para começar, veja o currículo lattes do sujeito que escreve a matéria (o meu você vê ao lado, no link meu currículo).
7 – Não desista. A fase mais perigosa da jornada é para aquele que bate na trave (fica por um ou dois pontos). Aqui ele está a um passo da aprovação, mas também a um passo de desistir de tudo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário