quarta-feira, 3 de outubro de 2012

(Artigo) “Nada nos humilha mais que a coragem alheia”

A inveja é o pior dos sentimentos que pode o ser humano guardar no coração. Tenho a certeza que quando o ser humano carrega tal sentimento no peito, torna-se capaz de fazer qualquer coisa com o fim específico de satisfazer seu desejo. Por meio de tal sentimento é capaz de matar, difamar, injuriar, em fim destruir a vida de outras pessoas somente para satisfazer seu ego.
 
Invejar alguém, querer o que não lhe pertence é aprisionar-se no egoísmo, é sofrimento da alma é falta de caráter de amizade e sobre tudo falta de amor ao próximo. A inveja é sentimento dos fracos de espírito, de quem não tem coragem de viver a vida plenamente praticando o bem, é sentimento mesquinho que mancha a alma e o coração.
 
Já dizia Nelson Rodrigues, “Nada nos humilha mais do que a coragem alheia”, porem, não era para ser assim, a coragem alheia, a vontade de vencer do próximo deveria ser motivo de alegria, de elogios, de satisfação e não de humilhação. Invejar alguém é matar a alma e o coração aos poucos, é sofrimento sem fim. Devemos sempre olhar em frente, tomar como exemplo e não permitir que a inveja, sentimento mesquinho, se apodere de nosso ser, de nossa alma, de nosso coração.
 
O ser humano invejoso é capaz de tirar a vida de um irmão por mesquinhez, inveja um tênis novo, um relógio, o sucesso do outro, se preocupando apenas com a vida alheia, se esquecendo de viver a sua vida. Torna-se um sofredor contumaz, incapaz de gerir sua vida, cuidando tão somente da vida alheia.
 
É necessário estarmos atento aos nossos sentimentos, não permitindo que o mal se apodere do nosso ser. É preciso ter Deus no coração, amar ao próximo, vibrar com o sucesso do outro e lutar pelo nosso sucesso, sem desejar mal a ninguém. Só se consegue paz de espírito praticando o bem, em suas diversas modalidades, devemos ser gratos pelo que somos agradecer a Deus a oportunidade dada de estar vivo, e ter a certeza de que a gratidão é e será uma das maiores virtudes do ser humano.
 
Porque ter sentimento de inveja se já nascemos vencedores? Nunca paramos para pensar que a maior de todas as batalhas já foi vencida, pois se estamos aqui é porque vencemos a batalha travada no ato da concepção, éramos aproximadamente duzentos milhões de espermatozoides à procura de um óvulo, e chegamos primeiro, Deus quis assim, então por que invejar o outro se já somos vencedores? Cabe a nós aplaudir o sucesso e não invejá-lo. Parabéns a todos aqueles que conseguiram banir o sentimento de inveja do coração e aqueles que ainda não o fizeram, pratiquem o bem, orem e terão paz de espírito.
 
Vicente Lima Loredo
Loredo Ferreira Advogados
OAB/MG 84.176
Conselheiro da OAB/MG
e-mail- vicentelloredo@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário