domingo, 16 de junho de 2013

Peças Práticas do X Exame de Ordem (Segunda Fase)


Pessoal,
segundo informações primeiras, as peças que caíram nas provas práticas aplicadas hoje, do X Exame de Ordem Unificado OAB/FGV (Segunda Fase), foram:

Direito Penal: *REVISÃO CRIMINAL;
Direito Civil: *INICIAL (EMBARGOS DE TERCEIRO);
Direito Administrativo: *CONTESTAÇÃO;
Direito Constitucional: *RECURSO EXTRAORDINÁRIO;
Direito Tributário: *APELAÇÃO ou REPETIÇÃO (a avaliar, enunciados citados de forma diversa na saída de prova);
Direito do Trabalho: *INICIAL (CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO);
Direito Empresarial: *PEDIDO DE RESTITUIÇÃO.

*A princípio, e confiando nas informações de prova repassadas.

5 comentários:

  1. Direito Tributário.
    Eu penso que pode ser agravo ou ação de repetição. Agravo é comumente encontrado nos sites dos tribunais. Mas, a repetição é a via adequada para questionar, inclusive levando-se em consideração que o tribunal pode decidir sem ouvir a Fazenda Nacional. Tem caso de apelação (Apelação Cível Nº 70046296646). É uma questão (resposta) polêminca e não deveria figurar na prova da OAB que exige resposta única e certa. Claro, o membro da comissão constituída pela OAB pode argumentar que a melhor (certa) resposta é apelação ou agravo ou ação de repetição...mas, poderia ser outra também...o mais correto seria considerar todas as respostas corretas, dentre as três citadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tendencia é que o examinador opte pelo agravo de instrumento, trata-se de execução de sentença onde o juiz prolata a decisão interlocutória, havendo impugnação caberia apelação, 475-M parag.3, como nada consta sobre impugnação aplica-se o agravo de instrumento.

      Excluir
  2. Quanto à peça de tributário...

    Dizer que a determinação da baixa e arquivamento do feito daria o caráter de terminativa à decisão de levantamento do depósito e dedução do IR, para mim, é um equívoco. O juiz pode determinar o arquivamento e baixa dos autos por mero impulso oficial. O que caracteriza precisamente uma sentença é a extinção do processo pelos motivos elencados nos arts. 267 e 269 do CPC, o que não foi afirmado no enunciado da questão apresentada na prova prático-profissional.

    E ainda não consegui entender porque seria uma decisão interlocutória. A decisão de levantamento do depósito e dedução do IR não configuraria decisão interlocutória porque ela não traz consigo nenhum conteúdo decisório de questão incidental arguida pela empresa executada. Não foi a empresa que requereu o levantamento parcial, tampouco a dedução do IR em desfavor de Tício Romano (exequente). Não faz sentido interpor um agravo de instrumento em face da empresa que depositou corretamente, tendo em vista que a dedução do IR não foi questão incidental levantada por ela.

    Será que alguém poderia me explicar?

    ResponderExcluir
  3. Não caberia exceção de pre executivadade pois não haveria necessidade de dilação probatório e o assunto já está sumulado?

    ResponderExcluir
  4. A PROVA DE TRIBUTÁRIO DEVE SER ANULADA EM RESPEITO AO EDITAL ITEM 4.2.6. Nos casos de propositura de peça inadequada para a solução do problema proposto, considerando, neste caso, aquelas peças que justifiquem o indeferimento Iiminar por inépcia, principalmente quando se tratar de ritos procedimentais diversos, como também não se possa aplicar o princípio da fungibilidade nos casos de recursos, ou de apresentação de resposta incoerente com situação proposta ou de ausência de texto, o examinando receberá nota ZERO na redação da peça profissional ou na questão. POIS BEM DESSA FORMA O EDITAL DEVE SER RESPEITADO PELA OAB E ANULAR A PEÇA EM RESPEITO A NÃO APLICAÇÃO DE TAL PRINCÍPIO ACEITAR 7 PEÇAS COMO RESPOSTA, POIS O CANDIDATO E IMPEDIDO DE SE VALER DE TAL PRINCÍPIO O EDITAL DEVE SER RESPEITADO BELA FGV E CANDIDATOS.
    VEJAMOS: 3. O princípio da Vinculação ao Edital
    Reza o consagrado aforismo que "o edital é a lei do concurso público". Essa máxima consubstancia-se no princípio da vinculação ao edital, que determina, em síntese, que todos os atos que regem o concurso público ligam-se e devem obediência ao edital (que não só é o instrumento que convoca os candidatos interessados em participar do certame como também contém os ditames que o regerão).
    Destaca-se, por relevante, julgado do Supremo Tribunal Federal que perfilha os entendimentos aqui lançados:
    CONCURSO - EDITAL - PARÂMETROS. Os parâmetros alusivos ao concurso hão de estar previstos no edital. Descabe agasalhar ato da Administração Pública que, após o esgotamento das fases inicialmente estabelecidas, com aprovação nas provas, implica criação de novas exigências. A segurança jurídica, especialmente a ligada a relação cidadão-Estado rechaça a modificação pretendida.(RE 118927-RJ Relator Min. MARCO AURELIO, Julgamento: 07/02/1995, Órgão Julgador: segunda turma)

    ResponderExcluir