quinta-feira, 17 de julho de 2014

Artigo: De quem é a culpa?

A resposta a essa pergunta é uma só: A culpa é minha, é sua, é NOSSA.
Interessante a pergunta, porém, muitos irão questionar, culpa de que? Eu nada fiz, como posso ser culpado? Sim a culpa é nossa, pois nada fizemos ou nada fazemos, somos omissos quanto às nossas obrigações.
O tempo está seco, a umidade relativa do ar baixa, e as queimadas constantes em nossa cidade nada melhora nossa vida. De quem é a culpa da fumaça, das queimadas e das condições ruim do ar que respiramos e que só prejudica a saúde, principalmente, de crianças e idosos? 
A culpa é sua, DONO DE TERRENO BALDIO, que não cumpre suas obrigações, não faz a limpeza do seu terreno, não cuida da calçada, propiciando ao incendiário, pessoa ignorante e dotada de pouca inteligência, sua prática delituosa.
A culpa é do poder público que tem a obrigação de fiscalizar e punir quem não cumpre com seus deveres e não o faz. A culpa é do vereador que não legisla em prol da comunidade que o elegeu. A culpa é NOSSA, que somos omissos em cobrarmos providências de quem foi merecedor da nossa confiança e do nosso voto para nos representar. 
Neste sentido, verifica-se a culpa do Poder Público, quando omisso, não fiscaliza e não pune os infratores. Se o proprietário não cuida, deveria o poder público cuidar, cobrar do proprietário sua obrigação, respondendo o imóvel pelo débito. Uma cobrança com a devida execução da dívida, levando o imóvel a leilão, obrigaria o proprietário do mesmo a regularizar a situação.
As ruas estão sem lixeiras, o lixo é jogado em via pública. De quem é a culpa da falta de lixeiras e do lixo jogado nas ruas? A culpa é sua, que após comer ou beber atira os frascos nas ruas e não nas lixeiras. A culpa é sua que quando visualiza uma lixeira a destrói ao invés de conservá-la. A culpa é sua que não obedece o horário da coleta do lixo. A culpa é nossa que exigimos ruas limpas e bem cuidadas e nada contribuímos para que aconteça.
Escolas são arrombadas e destruídas, adolescentes não respeitam seus professores, o patrimônio público é constantemente violado... De quem é a culpa? É sua, é minha, é NOSSA. Quando não educamos nossos filhos, quando não cuidamos do patrimônio público, acreditando que o mesmo pertença ao governo, quando na realidade ele é NOSSO. As comunidades deveriam cuidar de suas escolas, de suas praças, respeitar o que é dela, estar vigilante, combatendo o abuso. Nossa omissão é nosso maior pecado.
Acreditar que somente o poder público é responsável, é o nosso maior erro, a mobilização popular, consciente, com objetivo, visando o bem comum resolveria o problema, alertaria as autoridades para trabalhar em conjunto com as comunidades. A culpa é de todos NÓS, somos omissos em nossas obrigações e acreditamos somente que temos direitos. Direitos e Obrigações caminham juntos, um é responsável pelo outro. Temos direitos sim, porém se não cumprimos com nossas obrigações, nosso direito se esvai em nossas OMISSÕES.
De quem é a culpa? É minha, é sua é NOSSA. A omissão é nosso maior erro.

Vicente Lima Loredo
Advogado do Escritório LOREDO FERREIRA
Conselheiro Estadual da OAB/MG
Especialista em Direito do Trabalho
Pós Graduado em Direito Tributário
(35)3221-5855 / e-mail: vicentelloredo@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário