domingo, 16 de junho de 2013

X Exame de Ordem - Peça da Prova de EMPRESARIAL

Com base nas primeiras informações e impressões a respeito da segunda fase do X Exame de Ordem Unificado OAB/FGV, prova aplicada hoje, em Direito EMPRESARIAL a peça prática pedia PEDIDO DE RESTITUIÇÃO.

16 comentários:

  1. Eu acho que eu acertei só estou com uma dúvida éra inicial ou distribuicao por dependencia a falencia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Distribuição por dependencia. art. 78 paragrafo Único. Lei 11.101/2005

      Excluir
    2. não coloquei a distribuição por dependência, será que isso vai me prejudicar muito? o restante está aparentemente correto.

      Excluir
    3. sim, no exemplo da peça do exame VIII a habilitação de crédito também precisava de distribuição por dependência, e valia apenas 0.25. não zera a peça não, fique tranquilo

      Excluir
  2. Por que não é habilitação de crédito ? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque no parágrafo final é pedido para elaborar a peça adequada, ciente de que não é do interesse do cliente o cumprimento do contrato pelo administrador judicial.

      Excluir
    2. Entendi que o contrato que a questão se referia seria o contrato de compra e venda celebrado pelas duas empresas na compra dos computadores.

      Excluir
  3. Não acredito!!!!!! Yeahhhhh. Eu fiz exatamente isso!

    ResponderExcluir
  4. Caberia Embargos de Terceiro?

    ResponderExcluir
  5. embargos de terceiro do que? nem tem terceiro no problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade a empresa pela qual deveríamos ingressar com a ação é um terceiro sim, pois no pedido de falência era parte apenas a empresa Quilombo e a outra, porém no caso não haveria a possibilidade de ser embargos de terceiro, pois somente poderia ser de forma subsidiaria, ou seja, quando não pudesse ser restituição, mas era terceiro sim.

      Excluir
  6. Alguém fundamentou no mérito com a súmula 495 do STF?

    ResponderExcluir
  7. não caberia embargos de terceiro, o embargo de terceiro nesse caso só é possível de forma subsidiária, ou seja, se não coubesse o pedido de restituição, isso nos termos do artigo 93 da Lei nº 11.101/2005.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Alguém pediu tutela antecipada com base no artigo 273,I do CPC, pois poderia haver dano irreparável ou de difícil reparação em vista dos bens ?

    ResponderExcluir
  10. Na hora dos pedidos, na citação não mencionei o artigo 87 e mas pedi para citar a requerida, no caso a massa falida da empresa, será que perde muito ponto por isso ?

    ResponderExcluir