domingo, 19 de junho de 2011

Com o tempo

*Fonte: noticiarama.
                    À medida que o tempo passa, os anos chegam, vejo o quanto as palavras do inesquecível amigo e Professor Naylor Salles Gontijo, suas frases, ensinamentos, sua trajetória, sua vida, seus exemplos, conduta e conselhos colaboram para que a maturidade encontre seu aconchego, o aprendizado encontre seu lugar. Em especial, “o cargo nunca pode ser maior que a pessoa que o ocupa, pois se assim o for, esta não será digna do mesmo”.
                    Nenhum de nós possui a unanimidade, ou mesmo a primazia da verdade, as chaves da razão, que por vezes pensa ter.
                    Pena que alguns não enxergam isso, e se revestem do cargo que ocupam – transitoriamente, ressalta-se – e não o possuem como pensam, como platonicamente crêem e tentam se apossar.
                    Lastimável, lamentável, que ocupar um cargo possa ser muito àquele que vive à margem, à sombra de um passado que nem mesmo lhe pertence, nem mesmo possa chamar de seu.
                    Crescer, amadurecer, não é para todos, que pela falta de afazeres ou mesmo pela sobra de futilidades se chafurdam, de forma covarde, em pseudos anonimatos, chantagem barata, politicagem pequena, ventilações inverídicas, falsas e apócrifas.
                    As instituições são maiores que todos. Maiores ainda que uns poucos. Estes, menores até mesmo da sombra em que ainda se locupletam, sendo esta sombra ainda maior que sua própria insignificância pessoal.
                    Nas palavras de Guimarães Rosa, “o correr da vida embrulha tudo... o que ela quer da gente é coragem”.
                    Portanto, avante caminhante, o caminho se faz ao caminhar.

Carlos Rafael Ferreira, advogado.

Artigo publicado no site Noticiarama às 09:29 (08/05/10)
Acesse clicando no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário