terça-feira, 12 de novembro de 2013

Apresentado Projeto de Lei que exige advogado no inquérito

*Fonte: OAB.
                    Brasília - A pedido da OAB Nacional, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá apresentou o Projeto de Lei (6705/2013) que estabelece a obrigatoriedade da presença do advogado no inquérito policial.
                    Para o presidente nacional da OAB nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, "não há espaço, no estado democrático de direito, para a existência de ato estatal inquisitorial. Assegurar um contraditório mínimo é essencial para evitar erros, injustiças e abusos”.
                    O advogado é indispensável à proteção dos direitos do cidadão, assim o diz a Constituição Federal. "O advogado é a voz constitucional do cidadão brasileiro. Sem a sua obrigatória presença no inquérito, o cidadão fica desguarnecido, diminuído, perante a forca do Estado", aludiu o presidente nacional da OAB.
                    O Projeto de Lei já possui apoio declarado do Presidente da Câmara dos Deputados, do presidente do Senado, do Ministro da Justiça e das Associações de Delegados.
                    "Procuramos dialogar com os principais protagonistas da tramitação desta matéria antes de apresentá-la. Será uma vitória da cidadania brasileira", concluiu o presidente nacional da OAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário