quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Deu no Jornal do Commercio: MEC e OAB inspecionam cursos de direito

*Fonte: OAB.
                    Brasília - A partir deste mês, o Ministério da Educação inicia uma série de visitas presenciais em todos os cursos de direito do País. As inspeções fazem parte de um pacote de medidas que a pasta, com a OAB, vem articulando para frear a expansão sem qualidade. O projeto é resultado do alto índice de repetência de estudantes no exame de Ordem Unificado da OAB, na maioria das vezes oriundos de um mesmo leque de instituições. Na época em que a parceria com a entidade foi firmada, o ministro Aloizio Mercadante chegou a dizer que é inaceitável que existam instituições que não consigam aprovar um único aluno. O MEC quer ainda saber o destino profissional dos formados depois que eles deixam as faculdades.
                    O MEC estuda vincular a abertura de novos cursos a locais onde haja fóruns, ministérios públicos, promotorias, defensorias para dar suporte a atuação do profissional e ao estágio supervisionado, que terá exigência de qualidade, com fiscalização e controle. Seguindo a ideia, o Ministério da Justiça também encaminhará a comissão responsável pela nova política regulatória uma sugestão. De acordo com o secretário de Reforma do Judiciário do MJ, Flávio Caetano, a intenção é desafogar o Judiciário, e o que a pasta propõe é que os estudantes de direito atuem em favor da população carente.
                    No último exame da OAB, apenas 14% dos candidatos foram aprovados. O presidente da Ordem, Marcus Vinícius Furtado, defende a adoção imediata das medidas para combater a formação de profissionais despreparados. "As avaliações e propostas já estão bastante amadurecidas", disse. No início de dezembro, o ministério suspendeu os vestibulares de 270 cursos superiores, incluindo 38 de faculdades de direito. Mas a oferta de graduações deu um salto galopante nos últimos anos.
                    Em 10 anos, o número pulou de 599 para 1.157, de acordo com o Censo do Ensino Superior. Entre 2002 e 2012, a quantidade de vagas ofertadas foi de 178.899 para 217.440. E, segundo o ministro, a pasta tem cerca de 25% das oportunidades autorizadas ociosas, mas há pedidos de abertura de 100 cursos novos. Desde que o acordo foi firmado, nenhuma nova graduação na área foi aberta. "Não podemos ficar simplesmente abrindo cursos sem uma avaliação rigorosa da política de expansão dos cursos de direito no país", pontuou Mercadante na época em que a parceria foi anunciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário