segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Com provas bem elaboradas, 2ª fase da OAB fica ‘dentro do normal’; leia comentários de especialistas

*Fonte: Última Instância.
                    Entrevistada neste domingo (14/9) pelo Especial Exame da OAB na saída do local de prova da 2ª fase do XIV Exame de Ordem em São Paulo, a equipe de professores do Damásio afirmou que todas as avaliações foram bem elaboradas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e apresentaram, via de regra, questões sobre temas que já eram esperados pelos candidatos. “No primeiro momento, me parece que todas as áreas ficaram dentro daquilo que era esperado, dentro do normal”, comentou o diretor pedagógico dos cursos preparatórios para OAB do Damásio Educacional, Darlan Barroso.
                    O especialista também comentou que os temas de cada uma das peças das provas prático-profissionais não apresentaram nenhuma surpresa. ”Civil era um agravo de instrumento, dentro do esperado; em Trabalhista era uma reclamação trabalhista, também dentro do esperado, uma peça clássica do Trabalhista; no Empresarial tivemos uma execução, também algo esperado, dentro do tema da área; em Penal tivemos memoriais, também uma peça bem razoável, uma peça dentro do tema; em Constitucional um ROC (Recurso Ordinário Constitucional), também peça comum da área; e em Tributário um mandado de segurança”.
                    Pouco menos de 60 mil candidatos estavam classificados para a 2ª fase do XIV Exame, realizada em todo o Brasil na tarde deste domingo (14\9). Elaboradas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), as provas são divididas por áreas do Direito escolhidas por cada examinando no momento da inscrição e são compostas por quatro questões práticas sob a forma de situações-problema, valendo 1,25 pontos cada, e uma peça profissional, valendo cinco pontos. Na 2ª fase, a OAB cobra sete temas no total: Penal, Civil, Administrativo, Empresarial, Trabalho, Constitucional e Tributário. Para ser aprovado o candidato precisa fazer ao menos seis pontos.
                    Esta foi a segunda prova que contou com examinandos que participaram exclusivamente da 2.ª etapa da avaliação. De acordo com o edital da avaliação, a lista preliminar de aprovados será divulgada no dia 3 de outubro.

Veja abaixo a opinião dos professores do Damásio Educacional sobre cada um dos sete temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário