quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Após dez anos preso, Brasileiro será executado na Indonésia #PENAdeMORTE #TRÁFICO

*Fonte: O Tempo / Folha de São Paulo.
Governo do país informou que Marco Archer Cardoso Moreira será morto por fuzilamento no próximo sábado (17); ele foi detido em 2003 por tráfico de drogas


                    Após dez anos preso, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, será executado por fuzilamento no próximo sábado (17), segundo informou o governo da Indonésia. Essa é a primeira vez que a pena de morte será aplicada a um brasileiro no exterior. Marco foi detido em 2003, tentando entrar no país com 13,4 kg de cocaína escondidos em uma asa-delta. Foi condenado por tráfico de drogas e preso, um ano depois. Em 2012, ele chegou a pedir que a presidente Dilma Roussef fizesse uma intervenção na decisão do governo da Indonésia. Dilma conversou com o então presidente Susilo Bambang Yudhoyono e entregou uma carta apelando pela não punição do brasileiro.
                    Entretanto, o atual presidente Joko Widodo está impondo uma linha mais dura contra o tráfico de drogas, diferente do seu antecessor. Widodo prometeu executar todos os traficantes e é a favor da pena de morte, por acreditar que as gerações futuras podem ser afetadas pelo tráfico. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o brasileiro ficou assustado após saber da execução. Ele ficará isolado até o dia do fuzilamento, de acordo com o procedimento de preparação do país. Após a decisão do governo indonésio, uma tia do brasileiro antecipou a viagem para visitar Marco.
                    Além dele, outro brasileiro também está preste a ser executado na Indonésia. Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, teve seu pedido de clemência rejeitado pela Indonésia. O paranaense também foi preso por tráfico de drogas e aguarda no corredor da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário