segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cremero realiza em outubro o segundo exame de avaliação de recém-formados em Medicina

*Fonte: CREMERO.
                    A prova já tem hora e data marcada. O exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) a ser realizado por intermédio da Fundação Carlos Chagas, acontecerá no dia 16 de outubro em Porto Velho. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Fundação (www.concursosfcc.com.br) a partir desta segunda-feira (12 de setembro) e seguem até o próximo dia 20. O exame é um instrumento de avaliação externa da formação dos profissionais médicos e dirigido a todos os recém formados e formandos do sexto ano de Medicina que estejam cursando faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os egressos terão cinco horas para responder a 120 questões de múltipla escolha nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular).
                    Esta é a segunda vez que o Cremero realiza o exame em Porto Velho. O exame em 2015 revelou que apenas 13,4% dos recém formados em escolas médicas de Rondônia obtiveram a média. Os demais, 86,6% não acertaram mais da metade da prova, que foi aplicada a alunos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Faculdade São Lucas (FSL) e Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed). “A nossa ideia é contribuir para melhorias na qualidade do ensino médico. O despreparo de profissionais recém-formados resulta, por exemplo, no aumento das denúncias de erro médico que chegam ao Cremero” destaca o presidente do Conselho, Dr. Cleiton Bach.
                    O exame dos egressos é realizado pelo Cremesp há 11 anos. Atualmente somente São Paulo e Rondônia aplicam a prova. Essa atitude foi elogiada durante o Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho dos Egressos de Medicina que aconteceu em fevereiro na capital paulista sob a coordenação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e também do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). “Quando o Conselho em São Paulo aplicou a prova pela primeira vez o índice de aprovação também foi baixo. Hoje, o índice ultrapassa os 50%. Acreditamos que um dia também alcançaremos este mesmo índice de aprovação” acrescenta Dr. Andrei Leonardo, vice-presidente do Cremero.
                    O presidente do Conselho enfatiza ainda que o mau desempenho na prova ou eventual reprovação não impede a obtenção do registro no Cremero, mas lembra que quem passa pelo exame obtém benefícios. “Algumas instituições adotam a prova como critério de seleção, tanto para contratações de médicos quanto para a seleção para a Residência Médica. Quem participou da prova ano passado também pôde participar de um convênio com o Hospital Israelita Albert Einstein” finalizou. Serão considerados aptos os formandos ou recém-formados que acertarem, pelo menos, 60% das questões do exame objetivo. Todas as convocações e avisos serão divulgados através do site www.concursosfcc.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário